Comemorações do centenário de Eduardo Lourenço continuam hoje na Guarda

347243577 1398816930851970 6464438029140855292 N

O programa comemorativo teve início no dia de aniversário do professor, escritor, ensaísta e filósofo.

Começaram ontem em Almeida e na Guarda, as comemorações do centenário do nascimento de Eduardo Lourenço (1923-2020) que vão incluir dezenas de atividades durante um ano para celebrar a vida e o pensamento do filósofo e ensaísta natural de São Pedro do Rio Seco (Almeida).

O programa comemorativo teve início no dia de aniversário do professor, escritor, ensaísta e filósofo considerado «um incansável pensador de Portugal, da sua identidade e destino, sendo unanimemente reconhecido como um dos maiores vultos da cultura portuguesa contemporânea». O ponto de partida foi a sua aldeia natal, onde foi inaugurado um memorial.

Já na Guarda, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) recebeu a sessão solene de abertura das celebrações, a inauguração da exposição fotográfica “Contrariado, mas vou…”, da autoria de Alfredo Cunha, e o congresso “Leituras de Eduardo Lourenço”, que se prolongará até esta quarta-feira, às 17 horas.


Hoje, às 17h30, será lançado o livro “Vida Partilhada – Todos nós Ibéricos” de Eduardo Lourenço, na BMEL. Seguindo-se uma Mostra de Livros da Biblioteca de Eduardo Lourenço com curadoria de Manuel Baptista, Fernanda de Castro e Beatriz Stutz. E por fim, às 19 horas, uma visita ao memorial Eduardo Lourenço no Centro de Estudos Ibéricos.


No dia 27 de maio, em Almeida, há “Conversas ao Largo” no Largo Eduardo Lourenço, a partir das 15 horas. Depois da sessão de abertura com o presidente do município, António Machado, segue-se o Painel 1 sobre “A cultura portuguesa e o legado de Eduardo Lourenço”, e cerca das 16h15 o Painel 2 sobre “Território, História e Pensamento em Eduardo Lourenço, António Telmo e Orlando Victorino”. No final há música e poesia, e termina com uma Ginja de Honra.


Ontem ao fim do dia foi ainda inaugurada a escultura “Eduardo Lourenço”, do artista plástico Pedro Figueiredo, no Jardim José de Lemos, na Guarda. Sendo que o primeiro dia das comemorações terminou com o concerto “In Memoriam de Eduardo Lourenço”, pela Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, sob a direção do Maestro Osvaldo Ferreira e a participação especial do ator José Neves, no TMG.
A evocação do centenário do nascimento de Eduardo Lourenço, coordenada pela Câmara da Guarda e pelo CEI, irá prolongar-se até 23 de maio de 2024.


Conteúdo Recomendado