Colóquio “O Desporto tem Valores?” na UBI

Evento juntará figuras incontornáveis do Desporto nacional, como o Professor Manuel Sérgio e o campeão olímpico Carlos Lopes, entre outros.

O Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior, em parceria com o Plano Nacional de Ética no Desporto do Instituto Português do Desporto e Juventude (PNED/IPDJ), promove, dia 6 de dezembro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Anf. 7.21), pelas 14H30, Colóquio “O Desporto tem Valores?”.

Num momento em que são tantas as polémicas que envolvem o Desporto e tantos os comportamentos que aparentam uma falta de fair-play, o objetivo deste evento é proporcionar um momento de reflexão crítica e debate sobre a problemática da ética desportiva e como esta é encarada pelos diferentes agentes desportivos refere a organização através de uma nota informativa.

O programa conta com quatro momentos diferentes: uma reflexão sobre as tendências atuais na formação em Ética no Desporto, nomeadamente a operacionalização nos ciclos de estudo em Ciências do Desporto da UBI, com a intervenção de Dulce Esteves, docente deste Departamento. A seguir, um painel de debate sobre esta problemática, com a participação de diferentes agentes desportivos, como Carlos Lopes (Campeão Olímpico), Jorge Faustino (ex-árbitro de Futebol), Rui Quelhas (Presidente da Associação Desportiva do Fundão) e Vítor Serpa (Diretor do jornal A Bola). Um momento que será moderado por Pedro Martins, diretor da Tribuna Desportiva. Após este momento, tempo para a apresentação de posters, resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos do 1.º ano do 1.º Ciclo/Licenciatura em Ciências do Desporto. O Colóquio encerra com a comunicação “Desporto com Valores” pelo Professor Manuel Sérgio, figura incontornável no panorama desportivo nacional.

O evento, dirigido à comunidade, é de entrada livre.


Conteúdo Recomendado