CIM Beiras e Serra da Estrela promove hoje reunião extraordinária sobre Incêndios Rurais 2021

Trata-se de um programa temático com foco nos Incêndios Rurais 2021 com o objetivo de fazer um ponto de situação sobre a prevenção e apresentação do dispositivo de vigilância e combate para esta sub-região.

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) promove hoje uma reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal, às 14h45, no auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico da Guarda. A sessão de encerramento conta com a presença do ministro da administração interna, Eduardo Cabrita.


Trata-se de um programa temático com foco nos Incêndios Rurais 2021 com o objetivo de fazer um ponto de situação sobre a prevenção e apresentação do dispositivo de vigilância e combate para esta sub-região, coordenando esforços prevenir e preparar um Verão seguro explica a entidade.


No dia 1 de junho arranca uma nova fase na defesa da floresta contra incêndios, com o aumento do risco e o incremento da prontidão do dispositivo integrado de prevenção, vigilância e combate, sendo essencial fazer um balanço do que foi concretizado.


Este ano foi aprovado um novo Plano de Gestão Integrada de Fogos Rurais, com uma nova arquitetura institucional, reconhecendo-se os níveis regional e sub-regional e assumindo as Comunidades Intermunicipais novas competências nesse patamar de intervenção. Esta nova organização só será colocada no terreno em pleno na próxima época de 2021-2022. Durante este período de verão manter-se-á o modelo distrital no que concerne à resposta. Os municípios são entidades com responsabilidades na coordenação e execução de muitas das ações previstas e aprovadas com incidência no seu território, durante todo o ano, do acompanhamento da “limpeza da floresta” ao programa “aldeia segura, pessoas seguras”, através da proteção civil municipal. A preparação para o período mais critico de incêndios rurais depende de uma boa articulação e diálogo entre todas as entidades com participação efetiva nas ações de prevenção, vigilância e combate.


No domínio da prevenção estrutural, sob coordenação do ICNF, pretende-se dar a conhecer a carta de riscos de incêndios, o levantamento da execução da rede primária de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a execução de limpeza da floresta por município, bem como outros programas no âmbito do Fundo Florestal Permanente, como o dispositivo de prevenção (nº de equipas de Sapadores Florestais) e as ações da Brigada de Sapadores Florestais da CIM.


No que diz respeito à vigilância, é essencial saber como correu o programa “limpeza da floresta”, o dispositivo envolvido, o número de ações e o nível de incumprimentos. Nesta fase que se aproxima, o mais importante é a apresentação do dispositivo 2021, os investimentos e as novas tecnologias ao serviço das operações de prevenção e combate aos fogos rurais (referência aos sistemas de videovigilância e os avanços tecnológicos), bem como os indicadores de desempenho e o processo de lições aprendidas refere a nota informativa.


A reunião Temática é aberta à participação online aos Comandos das Corporações de Bombeiros Municipais, Gabinetes de Coordenação da Proteção Civil Municipal, Gabinetes Técnicos Florestais, técnicos da AGIF e do ICNF da área dos fogos, Associações de Produtores Florestais, outras entidades da Comissão Distrital de Proteção Civil.


Conteúdo Recomendado