Cidadelhe vai ter Centro Interpretativo do Vale do Côa

Recorde-se que é a partir de Cidadelhe, aldeia que pertence à Freguesia de Vale do Côa, no concelho de Pinhel, que é possível visitar o Núcleo da Faia, que reúne um conjunto de gravuras rupestres que têm estado mais reservadas.

O município de Pinhel, a Fundação Côa Parque e a Junta de Freguesia de Vale do Côa celebraram uma parceria tendo em vista a “abertura da porta sul do Parque Arqueológico do Vale do Côa”. Neste sentido, foram assinados dois documentos, um entre a Junta de Freguesia e a Côa Parque, em que a Junta de Freguesia se compromete a ceder instalações à Fundação, na aldeia de Cidadelhe, tendo em vista a instalação de um Centro Interpretativo que será, na prática, uma extensão do Museu do Côa.


Por outro lado, o município de Pinhel, a Côa Parque e a Junta de Freguesia celebraram um outro protocolo em que o município se compromete a garantir os recursos humanos necessários ao funcionamento do referido Centro Interpretativo.


Recorde-se que é a partir de Cidadelhe, aldeia que pertence à Freguesia de Vale do Côa, no concelho de Pinhel, que é possível visitar o Núcleo da Faia, que reúne um conjunto de gravuras rupestres que têm estado mais reservadas (não integrando os circuitos de visitas), bem como as únicas pinturas encontradas até agora na área do Parque Arqueológico do Vale do Côa.


Participaram na assinatura dos documentos o presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, a diretora da Fundação Côa Parque, Aida Carvalho, e o presidente da Junta de Freguesia de Vale do Côa, Albertino Tomé.


Conteúdo Recomendado