Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” anima hoje Linhares da Beira

A iniciativa irá decorrer sem a presença física de público e terá transmissão em ‘live streaming’.

A Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal refere em comunicado que, naquele dia, a Aldeia Histórica de Linhares da Beira, no concelho de Celorico da Beira, distrito da Guarda, será palco de uma festa com o tema “Era uma vez em 1169”.

A organização adianta que será “um dia de emoções que, devido à pandemia de covid-19, só vai poder ser sentido e vivido à distância, através de um computador, «smartphone’ ou ‘tablet’”.

“Na realidade, no dia, as redes sociais das Aldeias Históricas de Portugal vão transmitir, em ‘live streaming´, iniciativas como um ‘showcooking’ com produtos autóctones da região, protagonizado por Tiago Bonito (‘chef’ estrela Michelin), um concerto dE The Legendary Tigerman ‘One Man Band’, no majestoso e lendário castelo da aldeia, bem como um teatro de rua encenado com momentos e lendas marcantes da história de Linhares da Beira e das origens de Portugal”, lê-se na nota enviada à agência Lusa.

A fonte acrescenta que o programa da iniciativa integrada no ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, que começa pelas 18:30, apresenta “motivos de sobra” para que os interessados possam fazer “uma viagem através da História” e de descoberta de “todo o esplendor da Aldeia Histórica de Linhares da Beira”, sem saírem de casa.

Sobre o tema da festa que vai decorrer em Linhares da Beira, a organização refere que em 1169, “no recém-criado reino de Portugal, o rei Dom Afonso Henriques vê-se na necessidade de criar ‘terras’ através da atribuição de Cartas de Foral, uma vez que os inimigos que ameaçavam o reino eram muitos e diversos”.

“Na fronteira Este, os leoneses atacam constantemente, e, a Sul, os muçulmanos. Por isso, o monarca decide fundar terras em locais facilmente defensáveis, onde os castelos dominavam a paisagem e o dia-a-dia das populações. Foi assim que nasceu Linhares da Beira e o seu vigilante e altaneiro castelo”, explica.

O evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do município de Celorico da Beira, Junta de Freguesia de Linhares da Beira, associações e agentes económicos locais.

A iniciativa é apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

O ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa 2020” começou no último fim de semana em Castelo Rodrigo e prossegue em Linhares da Beira (sábado), seguindo-se Belmonte (19 de setembro), Trancoso (25), Marialva (26), Castelo Mendo (02 de outubro), Almeida (03), Piódão (04), Sortelha (17), Castelo Novo (24), Idanha-a-Velha (31) e Monsanto (07 de novembro).

Programa:

18h30 – Showcooking com o Chef Tiago Bonito ( Livestream do Inatel Linhares da Beira Hotel Rural )

(Chef do Restaurante Largo do Paço no Hotel de Charme Casa da Calçada Relais & Chateaux, distinguido com uma Estrela Michelin

19h45 – The Legendary Tigerman “One Man Band”

Livestream a partir do Castelo de Linhares da Beira

21h30 – Teatro de Rua: Era uma vez em 1169…

streaming do Vídeo de um teatro encenado sobre momentos e lendas marcantes da história de linhares desde 1169 até aos dias de hoje.

Streaming: (2 + 1 momentos)

Showcooking (Chef Tiago Bonito)

Local: Jardins do Hotel INATEL Linhares da Beira

Horário: 18H30

Duração: +/- 1Hora

Concerto The Legendary Tigerman “One Man Band”

Local: Interior do Castelo de Linhares da Beira

Horário: 19H45 (pôr-do-sol/noite)

Duração: +/- 1Hora

Transmissão “Teatro de Rua: Era uma vez em 1169”

Descrição: Curta teatralizada produzida previamente sobre os momentos e lendas marcantes da história de Linhares da Beira desde 1169 – uma vez que não haverá “público”, a visita será construída enquanto objecto artístico per si, podendo ser transmitida no pós concerto.

Horário: 21H30

Pode acompanhar o evento em live streaming AQUI.


Conteúdo Recomendado