Cerca de três mil pessoas preparam programa da flor da Amendoeira em Foz Côa

No campo musical são esperados artistas como Luís Represas, Virgul, Herman José e Toy.

Cerca de três mil pessoas colaboram com o município de Foz Côa na preparação do programa da Flor da Amendoeira, evento a decorrer de 23 de fevereiro a 10 de março, com 40 atividades previstas.

“A diversidade de opções temáticas culturais, a animação musical e a aposta nas sinergias locais são motivos mais do que suficientes para se deslocar ao concelho de Foz Côa, um concelho que é detentor de dois Patrimónios Mundiais reconhecidos pela UNESCO e há cerca de 38 anos se afirma como a Capital da Amendoeira em Flor “, disse hoje à Lusa o vice-presidente da câmara de Foz Côa, João Paulo Sousa.

O município de Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, é pioneiro na elaboração e na concretização dos projetos relativos à amendoeira em flor, e “tem apostado forte” no evento, orçado em 120 mil euros, considerados “como um investimento e não uma despesa”.

“Nós sabemos que a grande porta de entrada no concelho de Foz Côa é o do setor do turismo. Investimos cerca de 120 mil euros nas atividades da amendoeira em flor, que trazem retorno económico ao território “, vincou o autarca.

O período das festividades vai contar com quatro feiras de rua, que atraem os produtores locais e regionais, atividades cinegéticas, associadas a passeios pedestres, entre outras iniciativas que prometem atrair algumas centenas de pessoas aos territórios dos rios Douro e Côa.

A organização das festividades não aponta números concretos de visitantes previstos, já que há pessoas que circulam por todo o concelho, preferindo afirmar que serão alguns milhares de pessoas que por esta altura do passam por Vila Nova de Foz Côa, vindos essencialmente do litoral.

“Só no desfile etnográfico, marcado para o dia 10 de março, um dos eventos maiores das festividades, que decorre pelas ruas da cidade, juntam-se mais de seis mil pessoas”, exemplificou João Paulo Sousa.

Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, assume-se como a Capital da Amendoeira em Flor, sendo que a promoção destas festividades começou há 38 anos.

“Temos um conjunto de atividades promocionais, turísticas e culturais viradas para os territórios do Douro, Côa e para o Museu e Parque Arqueológico. Conjugámos a paisagem com gastronomia e paisagem, a par dos produtos endógenos “, explicou João Paulo Sousa.

O concelho de Vila Nova de Foz Côa tem mais de mil amendoais, tendo nesta altura do ano “uma paisagem de encantar, em particular nos vales do Douro e do Côa”.

No campo musical são esperados artistas como Luís Represas, Virgul, Herman José e Toy.


Conteúdo Recomendado