Centro histórico de Pinhel vai ter um auditório ao ar livre

Já estão em curso as obras de reabilitação de um edifício situado no centro histórico de Pinhel, tendo em vista a sua adaptação a auditório ao ar livre.

Estando em avançado estado de degradação, praticamente só com algumas paredes ainda de pé, o Município de Pinhel entendeu por bem transformar este edifício num equipamento municipal apto a receber eventos ao ar livre, tais como concertos ou peças de teatro, mas assumindo-se também como um espaço de estar, de contemplação e de meditação, tal como uma praça, mas com um caráter mais intimista e acolhedor.

De acordo com o projeto aprovado pelo Município, o objetivo da intervenção é respeitar as ruínas do edifício existente e consolidar as mesmas, por razões de segurança, deixando-as contudo em ruínas como se apresentam na atualidade, isto é, não se prevê uma reconstrução do edifício, mas sim uma intervenção que respeite a evolução do tempo.

Neste contexto, o espaço será dividido em várias zonas, nomeadamente espaços de contemplação, meditação e descanso (existentes nas várias cotas), um miradouro, um palco para a realização de espetáculos ao ar livre, uma zona de bancadas para assistir aos mesmos e um espaço amplo, lateral às bancadas para colocação de expositores e/ou barraquinhas de venda de produtos alusivos aos respetivos eventos.

Os materiais a utilizar são a chapa metálica pintada à cor cinza, para marcação dos percursos e no mobiliário urbano e o granito picotado nas zonas de permanência, como é o caso do palco e do miradouro.


Conteúdo Recomendado