Centro de Competências em Cloud Computing avança na UBI

O memorando é assinado sexta-feira, dia 7, com a CCDRC, e é apadrinhado pelos ministros Nuno Crato e Poiares Maduro.

Em paralelo, a Universidade da Beira Interior será palco de acordos semelhantes rubricados pelas universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro e Évora. Haverá financiamento europeu específico para que as três unidades se tornem referências internacionais.

A Universidade da Beira Interior (UBI) é o palco escolhido para a assinatura de memorandos que vão permitir a três instituições de Ensino Superior de territórios de baixa densidade criar centros de competências que têm como objetivo alcançar níveis de excelência em Portugal e no plano internacional. Os documentos vão ser rubricados pelos reitores da UBI, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e Universidade de Évora (EU), e os responsáveis das comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR) das zonas onde estão sedeadas: respetivamente, Centro, Norte e Alentejo. A apadrinhar a cerimónia marcada para sexta-feira, dia 7, às 11 horas, estarão o ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.

É o concretizar do desafio que Poiares Maduro lançou a estas instituições no ano passado e que resultou no desenho de três centros investigação científica, inovação tecnológica e desenvolvimento social e económico das respetivas regiões e do País.

A UBI avançou com o Centro de Competências em Cloud Computing e Saúde, enquanto a UTAD aposta no Vinho e na Vinha, ou não estivesse implantada numa das zonas demarcadas mais importantes do mundo, a do Douro. Em Évora, o projeto vai centrar-se na água e energia, dada a proximidade e possibilidade de aproveitamento de uma estrutura como a Barragem do Alqueva.

A UBI, que já está a trabalhar com a PT desde o ano passado em áreas que são similares às do futuro Centro de Competências, apoia-se na importância que a formação nas áreas da informática e medicina têm na instituição e a proximidade do Data Center da PT da Covilhã. Além disso, tem sido constante a cooperação com empresas localizadas na região ligadas às novas tecnologias de comunicação e informação, de que são exemplo a Altran e a OutSystems.

Os projetos serão financiados ao abrigo do novo quadro comunitário e mediante linhas que as CCDR vão criar especificamente para a sua instituição. “Vai ser aberto um concurso fechado para estas instituições apresentarem candidaturas. Obviamente que nós já as submetemos às respetivas CCDR’s e, portanto, estes memorandos de entendimento já contam com as propostas das três universidades”, salienta António Fidalgo, reitor da UBI, que entende ser necessário um volume de investimento capaz de corresponder aos objetivos que se pretendem, a projeção internacional.

“A ideia é fazer centros de competências de referência. Não só nacional, mas internacional”, explica o responsável, acrescentando que “isso significa recursos significativos” para ter pessoas de mais-valia reconhecida. “Faremos aquilo que em inglês se chama o ‘headhunting’. Ir à procura dos melhores. Nesse recrutamento estão envolvidas as universidades e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Aliás, haverá um comité de acompanhamento por parte da FCT a estes centros”, salienta o reitor da instituição da Covilhã.

Na UBI, o Centro de Competências Cloud Computing deverá ser instalado no UBIMedical, que entrou em funcionamento este ano para sedear laboratórios de investigação e novas empresas na área da saúde. Ou seja, com um propósito geral similar à nova unidade: fazer investigação e promover a transferência de conhecimento. “Quando nós consideramos a localização, as condições que o UBIMedical oferece são ótimas para o acolhimento de um centro de competências nesta área”, conclui António Fidalgo.


Conteúdo Recomendado