Carvalho Rodrigues eleito presidente do Conselho Geral do IPG

O novo presidente eleito afirmou sentir-se “honrado em poder fazer parte da história do IPG” e contribuir para “o seu crescimento e afirmação enquanto instituição de ensino superior focada na internacionalização”.

Fernando Carvalho Rodrigues foi eleito presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), ontem, dia 24 de março, sucedendo a José Augusto Alves. Físico e professor catedrático jubilado, Fernando Carvalho Rodrigues liderou a equipa que em 1993 colocou em órbita o primeiro satélite português, Po-SAT-1.

O novo presidente eleito afirmou sentir-se “honrado em poder fazer parte da história do IPG” e contribuir para “o seu crescimento e afirmação enquanto instituição de ensino superior focada na internacionalização”. Carvalho Rodrigues indicou ainda que o IPG precisa de continuar a produzir conhecimento para impulsionar a ciência, a tecnologia e a inovação, relembrando que a região da Guarda “tem sido um alfobre de gente que tem mudado o mundo”.

Fernando Carvalho Rodrigues nasceu em 1947 na freguesia Casal de Cinza do município da Guarda, local onde reside atualmente. Licenciou-se em Física em Lisboa e doutorou-se em Engenharia Eletrónica na Universidade de Liverpool. Com 38 anos, tornou-se Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico.

O Conselho Geral do IPG é um órgão de decisão estratégica e de fiscalização, cujas competências passam por organizar o processo de eleição e eleger o presidente da instituição, dar o aval à nomeação dos diretores das escolas e aprovar o valor das propinas. O organismo é composto por 33 membros: 17 representantes dos professores e investigadores; cinco representantes dos estudantes; um representante do pessoal não docente e dez personalidades externas de reconhecido mérito, não pertencentes à instituição, com conhecimentos e experiência relevantes nas suas áreas.


Conteúdo Recomendado