Carlos Gil é muito mais que o estilista de Maria Cavaco Silva

De Nampula para o Fundão, onde vive, percurso invulgar de um homem obstinado que está a conquistar mundo na moda.

Evita festas e as luzes da ribalta e quase não dá entrevistas. Mora no Fundão, mantém uma imagem sóbria e nem a Ordem do Infante D. Henrique mudou isso. Itália – depois da Semana da Moda de Milão – é o próximo passo de Carlos Gil.

Anda atarefadíssimo – foi convidado para apresentar a sua primeira coleção na Semana da Moda de Milão, neste verão, através do Portugal Fashion, anuncia o Diário de Notícias. Itália, que sempre foi o sonho deste estilista rigoroso, ficou, assim, mais perto. «Tudo a seu tempo», diz ele, percebendo- se que está em pulgas. É por tudo isto, pelo trabalho e a evolução que conseguiu o jovem estilista do Fundão até chegar à ribalta, que Carlos Gil fica irritado com os rótulos e preconceitos, como aqueles que o cunham como sendo «o estilista» de Maria Cavaco Silva. É hoje muito mais do que isso, diz.

As entrevistas para os media depois de ter sido agraciado pelo Presidente da República com a Ordem do Infante D. Henrique, tiveram de ser adiadas por causa das suas idas ao estrangeiro e tarefas várias, próprias de quem, a partir de um pequeno atelier no Fundão, conseguiu atingir o topo de uma indústria tão difícil quanto desafiante.

Uma história de vida que começa em Nampula, passa pelas fábricas de confeção da Cova da Beira e pelas primeiras escolas de moda em Portugal, e se escreve com trabalho, alguma sorte e muito realismo.


Conteúdo Recomendado