Cardeal José Saraiva Martins vai ser nome de Avenida na Guarda

A Estrada do Rio Diz passa a designar-se por Avenida Cardeal José Saraiva Martins.

“Avenida Cardeal José Saraiva Martins” passa a ser a designação do acesso ao centro da cidade pela zona do rio Diz. O troço de estrada entre a Rotunda da Mão e o cruzamento de acesso à superfície comercial “Continente” passará a ter esta nova designação a partir do dia 9 de Agosto. O programa começa, às 18.00 horas, com a celebração de uma Missa de Acção de Graças, na Sé Catedral, presidida pelo Bispo da Guarda, e prossegue, uma hora mais tarde com o descerramento da placa que dará nome à Avenida. 

O Cardeal Saraiva Martins, que vai estar presente na cerimónia, disse ao Jornal A GUARDA que “é uma honra fazer parte da toponímia da cidade” que o viu nascer. E acrescentou: “Este gesto traduz o reconhecimento da Câmara Municipal pelos filhos desta terra, que levam o nome da Guarda a outras partes do mundo”. 

A proposta da atribuição do nome do Cardeal Saraiva Martins a uma rua da cidade foi aprovada, em Agosto de 2018, pelo executivo, na altura presidido por Álvaro Amaro. Na mesma ocasião também foi deliberou, por unanimidade, atribuir a medalha de honra do município ao cardeal José Saraiva Martins. 

A proposta justificada com o facto de José Saraiva Martins ser “um cidadão detentor de um alto cargo na Igreja católica, mormente na Curia Romana, que pela primeira vez é exercido por um cidadão do concelho da Guarda, que muito honra e orgulha os guardenses”. Álvaro Amaro disse também que, no exercício dos diversos cargos ocupados, o Cardeal Saraiva Martins “elevou e levou o bom nome da Guarda pelos quatro cantos do mundo, sendo conhecida a sua inexcedível dedicação e colaboração com o concelho, manifestando sempre uma enorme dedicação à diocese e um elevado amor ao seu concelho do qual é um grande embaixador”.

“A par das excepcionais qualidades e virtudes de que é detentor, é um exemplo de grandiosidade, que louva e engrandece o nosso concelho e o país”, referia a proposta.

A medalha de honra foi entregue numa cerimónia que decorreu na Embaixada de Portugal na Santa Sé, em 14 Novembro de 2018, no mesmo dia em que uma comitiva do executivo foi recebida em audiência pelo Papa Francisco.

O Vice-presidente da autarquia adiantou ao Jornal A GUARDA que a “Avenida Cardeal José Saraiva Martins é uma das principais portas de entrada da Guarda, numa zona com muitas potencialidades de desenvolvimento”. Sérgio Costa disse tratar-se de “uma zona onde reside muita gente, capaz de receber muitas mais pessoas”. Adiantou ainda que com a atribuição do nome do Cardeal José Saraiva Martins “esta artéria da cidade passará a ter outra dignidade”. 

D. José Saraiva Martins é natural de Gagos do Jarmelo (Guarda), onde nasceu em 6 de Janeiro de 1932. Desde os 17 anos de idade que reside em Roma, onde fez doutoramentos em Teologia, na Universidade de São Tomás, e de Filosofia, na Universidade Pontifícia Urbaniana, e foi ordenado padre a 16 de Março de 1957, como membro da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos).

De 1977 a 1983, D. José Saraiva Martins foi reitor da Universidade Urbaniana, cargo que voltaria a desempenhar entre 1986 e 1988.
O cardeal português resignou a 9 de Julho de 2008, e, no ano seguinte, o agora Papa emérito Bento XVI nomeou-o cardeal-bispo da Igreja Católica, com o título de cardeal-bispo de Palestrina, a 24 de Fevereiro de 2009.


Conteúdo Recomendado