Câmara Municipal de Seia com orçamento no valor de 28,9 ME para 2022

Este orçamento – no valor de mais cerca de 1,4 ME em relação ao deste ano – “trilha um novo caminho e prepara Seia para o futuro, como um concelho dinâmico, inovador e sustentável, bom para investir, viver e trabalhar”, disse Luciano Ribeiro.

O orçamento da Câmara Municipal de Seia para 2022, no valor de 28,9 milhões de euros (ME), aposta “no reforço do papel da autarquia no apoio à atividade económica”, foi hoje anunciado.

O documento foi aprovado, na segunda-feira, pela Assembleia Municipal de Seia, por maioria, com os votos contra do Movimento Independente Juntos Pela Nossa Terra (JPNT) e do PSD e a abstenção do Chega e do PCP.

O município adianta, em comunicado, que o documento previsional “trilha o caminho para uma nova etapa na vida do concelho, apostando no reforço do papel da autarquia no apoio à atividade económica (através da capacitação de toda a sua estrutura)”, como referiu o presidente Luciano Ribeiro (PS), durante a sua apresentação.

Segundo a fonte, o autarca socialista também evidenciou o papel das freguesias e anunciou “um incremento de 30% nas transferências a executar em 2022, que acompanharão a revisão das competências das juntas de freguesia”.

Este orçamento – no valor de mais cerca de 1,4 ME em relação ao deste ano – “trilha um novo caminho e prepara Seia para o futuro, como um concelho dinâmico, inovador e sustentável, bom para investir, viver e trabalhar”, disse Luciano Ribeiro.

Entre as prioridades do orçamento do município de Seia (distrito da Guarda) para o próximo ano estão novos projetos, como a Fábrica do Empreendedorismo (uma incubadora a instalar no antigo CACE – Centro de Apoio à Criação de Empresas) ou a expansão da Área Empresarial da Vila Chã, para além de vários incentivos e benefícios fiscais para as empresas e o lançamento de novas respostas sociais.

“Indissociável da estratégia do reforço da atratividade do concelho está a formação e a qualificação, corporizada no reforço da ação social escolar e na requalificação dos edifícios que integram o parque escolar, merecendo destaque, pela sua volumetria financeira (cerca de seis milhões de euros), a requalificação da Escola Secundária de Seia”, lê-se.

No plano social, a nota da autarquia salienta a criação de um novo Programa de Incentivo à Natalidade e Adoção, “com o compromisso de atribuir 100 euros por mês no primeiro ano de vida das crianças do concelho”.

No domínio do bem-estar social e no âmbito da estratégia local de habitação, a autarquia pretende criar um programa de apoio ao acesso à habitação.

Nas Grandes Opções do Plano “estão igualmente evidenciadas obras inseridas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), a requalificação do Centro de Saúde de Seia, a tramitar por via da Unidade Local de Saúde da Guarda, a ampliação do Quartel da GNR (em fase final de projeto) e a construção de um novo Heliporto no Aeródromo Serra da Estrela”.

“A estas intervenções, somam-se cerca de 2,5 milhões [de euros] para a execução de vias e a requalificação de arruamentos um pouco por todo o concelho, enquadrando obras em curso e o lançamento de novas empreitadas”, remata.

O orçamento do município de Seia para o próximo ano foi também aprovado, por maioria, pelo executivo municipal, com quatro votos da maioria socialista e dois votos contra do PSD e um do eleito pelo Movimento Independente JPNT, disse à agência Lusa uma fonte da autarquia.


Conteúdo Recomendado