Câmara Municipal de Aguiar da Beira com orçamento de 11,9 ME para 2021

A Câmara de Aguiar da Beira aprovou o orçamento para 2021 no valor de 11,9 milhões de euros, com um aumento de um milhão de euros em relação ao atual, e reflete a “incontornável conjuntura” da pandemia.

O documento foi aprovado por unanimidade pelo executivo presidido pelo independente Joaquim Bonifácio e por maioria pela Assembleia Municipal.

“Na elaboração do documento tivemos, naturalmente, em consideração a incontornável conjuntura atual que o mundo atravessa com a pandemia provocada pelo covid-19 onde prevemos apoios para as famílias e incentivos para estimular o tecido empresarial do nosso concelho”, de acordo com o presidente da autarquia.

Segundo o autarca, “a par dos investimentos previstos para prosseguimento das principais atribuições e competências municipais, o orçamento reflete a preocupação do executivo com o rigor e equilíbrio financeiros, claramente demonstrada pelo abatimento da dívida de médio e longo prazo”.

Na sua elaboração “esteve sempre presente o máximo rigor, transparência e responsabilidade”, salienta.

Joaquim Bonifácio refere no texto do orçamento que o mesmo “traduz a necessidade de execução e a conclusão das obras e atividades já adjudicadas e o início de novas empreitadas em locais e freguesias do concelho, encontrando-se previstos, designadamente, vários arruamentos e estradas em todas as freguesias”.

O orçamento municipal de Aguiar da Beira para o próximo ano inclui a conclusão da Requalificação do Dólmen I do Carapito – Reconstituir a Mamoa, e da sua área envolvente, com enquadramento e financiamento no âmbito do Programa Portugal 2020, com uma dotação de 412 mil euros.

Segundo o autarca, “será também dada continuidade à promoção económica, social, cultural e turística do concelho, que se mantém como estratégica para o município, continuando a aposta na realização e no apoio a iniciativas locais, com impacto na valorização do território”.

Neste âmbito, destacam-se os projetos “Aguiar da Beira OFL (Orientering For Life)”, “Caminhos de Açores” (Programa Renovação de Aldeias) e “Comunicarte3D” (projeto de inclusão social a desenvolver em parceria com o Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira e o Conservatório de Música de Ferreirim).

No desporto, a autarquia evidencia os trabalhos preparativos para a receção do Mundial de Juniores de Orientação, que por motivos sanitários foi reagendado para 2022, e a previsão da construção de uma ciclovia na vila de Aguiar da Beira.

No setor da educação, com uma dotação de 573 mil euros, o município liderado por Joaquim Bonifácio dará continuidade à atribuição de refeições escolares gratuitas a todos os alunos dos ensinos pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, ao transporte escolar gratuito para todos os alunos que frequentem o Agrupamento de Escolas e a atribuição do Prémio de Acesso ao Ensino Superior.

Em 2021, o setor económico continua a merecer a atenção do município de Aguiar da Beira, com apoios ao nível do empreendedorismo e do estímulo ao emprego através do Gabinete de Inserção Profissional, através do “Cowork Aguiar da Beira’’ e do Gabinete de Apoio Municipal ao Desenvolvimento Económico (onde se insere o Apoio ao Agricultor).

A autarquia também pretende, entre outras ações, criar mecanismos de apoio aos criadores de gado locais.


Conteúdo Recomendado