Câmara envolve diáspora nacional e internacional no desenvolvimento do Sabugal

O presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, anunciou hoje que vai realizar encontros com sabugalenses que residem fora do concelho com o objetivo de os mobilizar para o desenvolvimento da terra de onde são naturais.

“Vamos iniciar em março os denominados encontros da diáspora sabugalense com o objetivo de captar investimento, atrair pessoas e valorizar o território”, disse à agência Lusa o autarca.

Segundo António Robalo, o plano visa sensibilizar os elementos da diáspora nacional e internacional sobre “as mais-valias do território, para olharem para o território de outra forma e perceberem aquilo que é hoje o concelho do Sabugal”.

Este ano,a autarquia irá promover três encontros, sendo o primeiro em Lisboa, no dia 21 de março, o segundo em Paris (França), a 23 de maio, e o terceiro no Sabugal, na data de 8 de agosto.

“Os encontros deverão contar com intervenções dos mais destacados sabugalenses de modo a definir estratégias de visibilidade do concelho, dos seus produtos e saberes, de atração de turismo, investimento e residentes”, adiantou.

O autarca referiu à Lusa que os encontros “assumir-se-ão como pilares para a criação efetiva da Rede Sabugal Primus, que se pode constituir como estrutura associativa, com respetivos órgãos de gestão e com um conselho consultivo”.

A Rede Sabugal Primus deverá ser promovida pela câmara do Sabugal “junto da diáspora nacional e internacional”, de pessoas com ligações familiares, comerciais, culturais, científicas ou de afetividade ao concelho.

“As pessoas que constituem a rede devem ser referências nas comunidades onde se inserem, sendo assim reconhecido o seu mérito profissional, associativo, social, académico, cultural ou de divulgação e valorização do concelho, dos seus produtos e amenidades”, segundo a autarquia.

Para a realização dos encontros já agendados, o presidente da câmara do Sabugal enviou uma missiva às Juntas de Freguesia e às várias entidades concelhias a pedir “os nomes e os endereços das pessoas de referência”, para serem convidadas para marcarem presença nas sessões.

“Nesses encontros será transmitida uma mensagem do Sabugal no passado e do atual e dos desafios que se colocam ao concelho. Também será abordada a localização geográfica e serão dados exemplos de projetos em que podem apostar”, indicou.

António Robalo acredita no sucesso da iniciativa que permitirá criar um “lóbi” e “uma forma mobilizadora dos naturais” daquele concelho do distrito da Guarda que faz fronteira com Espanha.

“A Câmara Municipal do Sabugal está convicta de que este projeto criará uma rede de influência e de fomento da visibilidade e atratividade do concelho, promovendo o investimento industrial, agrícola, turístico e cultural”, concluiu.

O projeto está inserido nas ações do Plano Estratégico do Sabugal, documento aprovado no dia 26 de dezembro de 2014 pela Assembleia Municipal e que vai vigorar até 2025.


Conteúdo Recomendado