Câmara de Gouveia com orçamento de 22,2 milhões de euros para 2020

O orçamento para o próximo ano foi aprovado pela Câmara Municipal, por maioria, com os votos contra dos dois vereadores do PS.

A Câmara de Gouveia aprovou um orçamento para 2020 de 22,2 milhões de euros, valor que é superior em 400 mil euros ao de este ano e que dá continuidade às “grandes preocupações” do município.

Segundo a autarquia de Gouveia, presidida por Luís Tadeu (PSD), o orçamento para o próximo ano foi aprovado pela Câmara Municipal, por maioria, com os votos contra dos dois vereadores do PS.

De acordo com o autarca, o orçamento para 2020 “é a continuidade do anterior, em que se prevê um aumento de 2% face ao ano de 2019, fixando-se no valor de 22.239.420 euros”.

Segundo Luís Tadeu, no próximo ano a autarquia de Gouveia, no distrito da Guarda, “vai prosseguir com aquelas que têm sido as grandes preocupações do município”, ou seja, “continuar a desenvolver as grandes linhas de ação, nomeadamente prosseguir com os eixos em termos de educação, ação social, apoio à família, com a questão do apoio à natalidade, o apoio na saúde, entre outros”.

É também propósito do executivo “desenvolver apoios mais ligados à população idosa” do concelho.

Na área da educação, o município pretende continuar com o apoio nos transportes escolares e com a atribuição de bolsas aos estudantes do ensino superior, entre outras iniciativas.

De acordo com o documento, a autarquia tenciona ainda “prosseguir com as preocupações na área ambiental e na área de promoção turística”, e dar continuidade a grandes investimentos relacionados com o desenvolvimento de grandes projetos de reabilitação urbana na cidade, como é o caso da reabilitação do Mercado Municipal (1.262.853 euros) e as duas fases da reabilitação do espaço da ex-Bellino & Belino (requalificação do espaço envolvente – valor previsto de 850.789 euros e reconversão da antiga fábrica – previstos 1.262.570 euros).

Em 2020, será também desenvolvido o projeto de requalificação do Parque Biológico, um investimento no valor de 700 mil euros, cuja candidatura já foi aprovada, e será dada continuidade a investimentos na reabilitação da rede viária, segundo a autarquia.

Na área social, destaca-se uma “preocupação muito grande” ao nível do Programa 1.º Direito, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, destinado a reabilitar áreas não só na cidade de Gouveia, mas também nas freguesias.

O município liderado por Luís Tadeu também pretende realizar investimentos em equipamentos desportivos, como intervenções ao nível dos balneários do campo de futebol os Vilanovenses, requalificação do campo de ténis de Gouveia e dos balneários das piscinas descobertas, e realizar investimentos de eficiência energética das piscinas cobertas.

O orçamento da autarquia de Gouveia para 2020 vai ser apresentado na reunião da Assembleia Municipal de dezembro.


Conteúdo Recomendado