Evento Terminado em 2022-07-10 23:00:00

Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo promove recriação histórica de batalha de 1664

Início: 2022-07-07 09:00:00
Fim: 2022-07-10 23:00:00
Local do Evento: Figueira de Castelo Rodrigo
Entidade Promotora: Município de Figueira de Castelo Rodrigo

Segundo a autarquia, dada a “relevância histórica e cultural” da batalha que foi travada em 07 de julho de 1664, serão realizadas diversas iniciativas ao longo dos quatro dias do evento.

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, vai promover, de 07 a 10 de julho, a Recriação Histórica da Batalha de Castelo Rodrigo, que foi travada em 1664.

Segundo a autarquia, dada a “relevância histórica e cultural” da batalha que foi travada em 07 de julho de 1664, serão realizadas diversas iniciativas ao longo dos quatro dias do evento.

O programa evocativo da efeméride inclui a recriação da batalha final na aldeia de Mata de Lobos, cortejos pelas ruas da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, espetáculos com músicas e danças seiscentistas e o milagre de Nossa Senhora de Aguiar, entre outras iniciativas.

A batalha de Castelo Rodrigo foi “uma das mais importantes batalhas da Guerra da Restauração da Independência” e opôs “a armada lusitana, comandada por Pedro Jacques de Magalhães, às forças espanholas, culminando com uma importante vitória portuguesa”, lembra a Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo em comunicado hoje divulgado.

O presidente do município, Carlos Condesso, citado na nota, refere que o objetivo da recriação histórica “passa por oferecer à população e visitantes a possibilidade de regressarem ao passado, revivendo da forma mais genuína a grandeza e a importância desta batalha a nível nacional”.

Carlos Condesso refere, ainda, que a celebração quer “envolver os cidadãos nas diversas atividades, como participantes ou espetadores, aproveitando os cenários idílicos de Castelo Rodrigo e Mata de Lobos” para homenagear os antepassados e “esta importantíssima vitória que ajudou a definir o futuro de Portugal”.

Com a finalidade de “retratar autenticamente o ambiente vivido naquele conturbado período seiscentista”, a autarquia tem abertas as inscrições, até ao dia 24 de junho, para todas as associações, mercadores, artífices, artesãos ou outros artistas que queiram participar na comemoração.

Os interessados podem fazer a inscrição e consultar as regras de participação e de funcionamento do evento através do site institucional da autarquia ou de forma presencial, nos serviços administrativos do município de Figueira de Castelo Rodrigo.


Conteúdo Recomendado