Câmara da Guarda promove campanha de sensibilização para prevenir incêndios

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, anunciou ontem que a autarquia está a promover uma campanha de sensibilização junto dos habitantes do concelho para que sejam evitados os incêndios florestais.

O autarca, que falou da campanha durante a reunião quinzenal do executivo, realizada na freguesia de Valhelhas, referiu que a mesma consta da distribuição de um panfleto que foi produzido pelo Gabinete Técnico Florestal municipal.

“Dizem os especialistas que, atendendo à meteorologia, [este] pode ser um ano muito mau [em matéria de incêndios florestais] e isso obriga-nos a uma atenção redobrada”, disse Álvaro Amaro.

Com a ação, a Câmara da Guarda quer “ajudar a sensibilizar as pessoas” para os cuidados que devem ter nesta altura do ano, esclareceu.

“Acho que o folheto do Gabinete Técnico Florestal está suficientemente esclarecedor e é para essa mobilização que todos temos que estar atentos e sensíveis, cumprindo o nosso papel”, observou.

Segundo a autarquia da Guarda, no âmbito da campanha, foram enviados 17 mil folhetos para a totalidade das caixas de correio existentes na área do município.

Na ação de sensibilização das populações também serão envolvidos os párocos, as Juntas de Freguesia e a GNR.

No panfleto que está a ser distribuído, a autarquia informa os proprietários florestais com terrenos que se inserem numa faixa de 100 metros em redor de aglomerados populacionais ou numa faixa de 50 metros em redor de habitações, estaleiros, armazéns, oficinas ou fábricas, que são obrigados a fazerem a sua limpeza “através do corte do mato e da desramação ou corte de algumas árvores existentes”.

“Nos espaços florestais utilize máquinas ou tratores equipados com dispositivos de retenção de faíscas, tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés e extintores”, lê-se no panfleto.

O documento refere ainda que a realização de queimadas para renovação de pastagem e restolho ou eliminação de sobrantes cortados e amontoados requer licença da autarquia.

“Se pretende fazer uma queima de sobrantes cortados e amontoados, ligue o [número] 117”, informa.

A Câmara Municipal da Guarda alerta também para que as pessoas evitem acumulações de material combustível junto a edificações, tais como botijas de gás, lenhas, restos agrícolas ou florestais.

“Mantenha sempre em lugar de fácil acesso, algumas ferramentas como enxadas, pás ou mangueiras, que poderão ser úteis se um incêndio se aproximar da sua casa”, é também referido.

A autarquia lembra que os incêndios florestais prejudicam a qualidade de vida e podem surgir “por mero descuido humano, podendo por isso ser, na sua maioria, evitados”.

Em caso de dúvidas, o panfleto apela aos residentes que contactem a autarquia, os bombeiros, a GNR, a Autoridade Nacional de Proteção Civil, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e as Juntas de Freguesia, entre outras entidades.


Conteúdo Recomendado