O programa, que contempla atividades de animação da cidade e de várias freguesias rurais, a realizar entre este fim de semana e o mês de setembro, abrange 17 juntas de freguesia e associações locais.
Segundo o presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, que esteve na conferência de imprensa de apresentação do programa, as iniciativas pretendem valorizar a cultura e os recursos locais “de uma maneira articulada”.
“Nós afirmamos muito mais a nossa cultura e a nossa terra em conjunto do que cada um [trabalhando] individualmente. Isto não significa que cada um não faça outras atividades igualmente importantes e interessantes”, observou.
A autarquia anunciou a realização do Festival da Transumância ao Cobertor de Papa, sobre a lã e as tradições a ela associadas, a realizar nas freguesias de Meios, Fernão Joanes e Maçainhas.
Nos dias 23 e 24 será realizado o evento Tosquia & Gastronomia, na aldeia de Meios, a 18 e 19 de julho decorrerá a Festa da Transumância em Fernão Joanes, e nos dias 12 e 13 de setembro terá lugar a Festa do Cobertor de Papa, em Maçainhas.
Outro festival estará associado à Feira Concurso do Jarmelo, dedicada ao gado bovino da raça jarmelista, a realizar no dia 7 de junho, com exposições, caminhadas, visitas guiadas, música, tasquinhas e animação, entre outras iniciativas.
A freguesia de Arrifana receberá, a 4 e 5 de julho, o Festival Viagem às Raízes, com iniciativas ligadas à atividade agrícola.
Por fim, nos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto, as localidades de Videmonte e Trinta acolhem o segundo Festival Pão Nosso, onde o pão é o “rei” da festa.
No mês de junho, entre os dias 19 e 28, por ocasião dos santos populares, a autarquia promove, na cidade da Guarda e em alguns dos seus bairros, a iniciativa Santos do Bairro.
O programa inclui bailes nos bairros, uma Feira de Artesanato e Gastronomia, Marchas Populares, a segunda edição do Concurso Boneca de Cristal e a secular feira anual de São João, no dia 24, que este ano será realizada na envolvente do Mercado Municipal.
Por fim, o centro histórico da Guarda receberá, edições da Feira de Antiguidades e Colecionismo nos dias 7 de junho, 5 de julho, 2 de agosto e 6 de setembro.
Victor Amaral, vereador do pelouro da cultura da Câmara da Guarda, referiu, no encontro com os jornalistas, que a programação anunciada, que pretende “a valorização do território”, culminará com a realização da primeira edição da Feira Farta, onde todas as Freguesias do concelho “vão ser envolvidas”.
Com as várias atividades anunciadas, a autarquia prevê gastar cerca de 25 mil euros, indicou.