Bombeiros de Fornos de Algodres compram veículo para substituir viatura que ardeu em 2022

No ano passado a AHBVFA recebeu dois tratores de camião, uma cisterna com capacidade para 20 mil litros de água e um reboque para transporte de máquinas de rasto.

Os bombeiros de Fornos de Algodres adquiriram um veículo de combate a incêndios para substituir aquele que ardeu no verão de 2022, mas vão continuar com a angariação de fundos, disse ontem, dia 2 de fevereiro, o seu presidente.


“O novo Veículo Rural de Combate a Incêndios (VRCI) já foi encomendado e metade do valor está pago. Estamos a angariar fundos para acabar de o pagar e para nos ser entregue no mês de junho, no início da época de combate aos incêndios florestais”, disse ontem à agência Lusa o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres (AHBVFA), no distrito da Guarda.


Segundo Fernando Rodrigues, a viatura, que não é totalmente nova, tem um custo total de 127.200 euros, já com IVA incluído: “O chassi é em segunda mão e toda a estrutura é feita à medida pela empresa nacional a quem foi adquirida”.


“O veículo vai ser uma realidade. Se não conseguirmos [o resto da verba que falta pagar] com donativos, com ações de angariação de fundos, que tencionamos continuar a fazer, e com a ajuda da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que ainda não chegou, vamos fazer um empréstimo bancário para a acabar de pagar”, garantiu o responsável.


A viatura de combate a fogos florestais da AHBVFA ardeu no dia 02 de julho, no combate a um incêndio que deflagrou na freguesia de Arrifana, no concelho da Guarda.


“Desde esse dia, sentimos uma onda de solidariedade proveniente de instituições, associações, empresas e cidadãos, alguns de forma anónima, que cientes das dificuldades de substituição dessa viatura, nos ajudaram de alguma forma. Agradecemos a todos, incluindo as câmaras municipais da Guarda e de Fornos de Algodres e os Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira, que também contribuíram para a aquisição da viatura, o que demonstra a sua solidariedade para com a nossa associação”, disse.


Fernando Rodrigues adiantou, ainda, que no ano passado a AHBVFA recebeu dois tratores de camião (oferecidos pelas empresas Patinter e Lucrofusão, de Mangualde), uma cisterna com capacidade para 20 mil litros de água (oferta da empresa Alnia, de Fornos de Algodres) e um reboque para transporte de máquinas de rasto (doado pela Câmara Municipal de Fornos de Algodres) que “já estão ao serviço da comunidade”.


“São ofertas que nós também agradecemos, porque a cisterna permite transportar água para abastecimento às aldeias do concelho que no verão têm essa dificuldade e o reboque permite-nos que a máquina de rasto esteja operacional para os fogos florestais”, justificou o dirigente.


Os dois tratores são utilizados para a movimentação da cisterna e do semirreboque porta máquinas.


A AHBVFA “não tinha capacidade financeira para adquirir” estes equipamentos, pelo que Fernando Rodrigues faz um “agradecimento público” às três empresas da região e ao município de Fornos de Algodres “por todo o apoio” manifestado.


Conteúdo Recomendado