Beiras e Serra da Estrela com projeto que permite maior articulação entre bibliotecas

O projeto da Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE) denominado “RIBBSE: Em rede nunca lemos sós”, é apoiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços das Bibliotecas Públicas (PADES).

A Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela vai desenvolver um projeto de proximidade e integração que visa uma maior articulação e melhorar o serviço público prestado aos cidadãos, foi hoje anunciado.

O projeto da Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE) denominado “RIBBSE: Em rede nunca lemos sós”, é apoiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços das Bibliotecas Públicas (PADES).

Segundo a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), no âmbito da iniciativa, as bibliotecas do território “pretendem potenciar o impacto direto do trabalho em rede na melhoria do serviço público prestado aos cidadãos, otimizando recursos disponíveis, rentabilizando e qualificando serviços de cada biblioteca tendo em vista a melhoria do acesso dos cidadãos à informação”.

“O programa PADES foi especialmente concebido para o apoio a projetos elaborados no âmbito das redes intermunicipais de bibliotecas formalmente constituídas e é fruto da implementação de uma nova estratégia para as bibliotecas públicas que assenta no incentivo à criação de redes de bibliotecas de âmbito regional junto das comunidades intermunicipais e áreas metropolitanas, procurando garantir uma maior articulação entre bibliotecas para a prestação de serviços em rede às populações”, refere a fonte numa nota enviada à agência Lusa.

De acordo com o comunicado da CIM-BSE, o projeto estrutura-se em três linhas de ação, “propondo-se a sua rentabilização não só nos três anos da duração do contrato-programa, mas também nos cinco anos subsequentes à sua caducidade, garantindo assim que os cidadãos dos 15 municípios abrangidos beneficiem de serviços de biblioteca pública (não só dos da biblioteca do seu município, mas dos de todas as bibliotecas da Rede Intermunicipal)”.

Na linha de ação Bibliotecas Itinerantes, a iniciativa “visa a disponibilização de serviços de biblioteca e apoio ao cidadão, através de quatro carrinhas itinerantes, tendo como público-alvo a população com mais de 65 anos residente nas freguesias rurais de Almeida, Covilhã, Fundão, Gouveia, Guarda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso”.

No que respeita à linha de ação Tecnologias de Informação e Comunicação, será criado um catálogo comum às 15 bibliotecas da RIBBSE, a disponibilizar ‘online’, “com o objetivo de viabilizar o empréstimo interbibliotecas e melhorar o acesso de todos os munícipes aos documentos disponíveis”.

Por fim, na linha de ação Coleção, o projeto visa a atualização e a renovação das coleções em suporte papel e digital.

Do trabalho em rede “resulta para o cidadão a atenuação de eventuais desequilíbrios através da disponibilização do acesso a serviços e a recursos de biblioteca existentes na comunidade, independentemente do seu município de origem”, acrescenta.

A cerimónia de assinatura do contrato decorreu recentemente na Torre do Tombo, em Lisboa, com a presença do presidente da CIM-BSE, Luís Tadeu, e do diretor-geral da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), Silvestre Lacerda, entre outros responsáveis.

A CIM-BSE tem sede na Guarda e é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).


Conteúdo Recomendado