Autarquia de Celorico da Beira segue a bom ritmo na regularização de pagamento a fornecedores

No segundo trimestre de 2019, a autarquia, liderada por Carlos Ascensão, demora cerca de 212 dias a concretizar pagamentos a fornecedores, revelando uma melhora significativa face aos anos anteriores.

A Direção-Geral das Autarquias Locais revelou recentemente a lista dos municípios com prazo médio de pagamento superior a 60 dias no final do segundo trimestre de 2019. Num total de 54 autarquias, em primeiro lugar da lista encontra-se a Câmara de Vila de Real de Santo António, cujo atraso no pagamento de dívidas aos fornecedores chega aos 502 dias. De seguida, apresenta-se o município da Nazaré (458 dias), Freixo de Espada à Cinta (352), Ourique (333) e Reguengos de Monsaraz (326).

A Câmara Municipal de Celorico da Beira, liderada pelo social-democrata Carlos Ascensão, também integra a lista, no entanto, demonstra “a melhor melhoria”, passando de um prazo de pagamento de 381 dias no trimestre anterior para 212 dias no segundo trimestre de 2019. Em 2015, a autarquia chegou a registar um atraso de 1225 dias no pagamento.

Tiago Silva, chefe de gabinete da presidência de Celorico da Beira, explica em comunicado que “os resultados atuais da Autarquia são a consequência direta de uma estratégia de rigor, de controlo das despesas, de correção dos desvios do passado, que tem vindo a ser trabalhada há 22 meses pelo executivo”.

Considerada uma tarefa árdua, mas necessária, o chefe de gabinete da presidência de Celorico da Beira, refere que “esta notícia dá-nos esperança, há muito tempo que precisávamos de “entrar nos eixos”, que é aquilo que todos os celoricenses desejam e merecem quando se trata de gestão do dinheiro de todos”. Até á data (finais de agosto), “a situação do prazo médio de pagamentos já é, inclusivamente, melhor, como irá mostrar o próximo relatório da IGF”, remata Tiago Silva.


Conteúdo Recomendado