Autarca de Manteigas preocupado com os três primeiros casos de Covid-19

Nos próximos dias começarão a ser realizados testes aos idosos dos lares.

O concelho de Manteigas viu hoje confirmados os três primeiros casos de Covid-19 no concelho e o autarca Esmeraldo Carvalhinho está preocupado com a situação, apesar de saber que ninguém está imune ao vírus, mesmo os concelhos mais pequenos.

“Preocupam-me os casos em si e preocupa-me também o facto de só conhecermos estes resultados porque fomos nós a promover a realização de testes. Ao vermos que o setor da saúde não estava a cumprir o seu papel com a celeridade necessária, a Câmara decidiu contratar e pagar os testes, inclusivamente aos funcionários do próprio Centro de Saúde”, refere Esmeraldo Carvalhinho ao JF.

O presidente da Câmara explica que os testes começaram a ser feitos no sábado aos trabalhadores dos lares (em Manteigas e em Vale de Amoreira), dos bombeiros e do Centro de Saúde. Há um infetado em cada um destes setores.

“Tomámos as medidas normais neste momento, promovendo o isolamento dos infetados e das pessoas com quem privaram. Um dos infetados, um bombeiro, foi mesmo alojado num espaço do Centro Paroquial de S. Pedro, por não ter condições próprias que assegurem o necessário isolamento. E temos mais espaços preparados. Mesmo sendo nós um concelho pequeno, Manteigas acaba por ter também movimentos pendulares para outras regiões e sabíamos que mais tarde ou mais cedo isto podia acontecer. Queríamos atrasar e minimizar os efeitos desta pandemia”, acrescenta.

Nos próximos dias começarão a ser realizados testes aos idosos dos lares.

Para além dos casos de Manteigas, hoje, no distrito da Guarda, registaram-se mais 10 infeções, subindo para 166 o número total de doentes com Covid-19, de acordo com informação da Unidade Local de Saúde.

No distrito de Castelo Branco não foram conhecidos novos casos esta segunda-feira. Registam-se até agora perto de duas dezenas.


Conteúdo Recomendado