Atividade dedicada ao lobo e ao pastoreio na Quinta dos Rebolais (Sabugal)

“Passe um dia com um pastor em terras de lobo” é a sugestão da organização desta iniciativa, que irá decorrer no próximo fim de semana, no Sabugal.

Segundo a organização, “o objetivo primordial da iniciativa é dar a conhecer a vida e sabores do genuíno mundo rural.”

Em tempos, não muito distantes, o lobo ibérico vagueava à vontade do Minho ao Algarve. Hoje, a sua presença faz-se de novo sentir em territórios já dele desabituados suscitando conflitos com a pecuária. Mas ainda há quem guarde a memória e a prática dos métodos de proteção antigos. Na Beira Interior, o Projeto Med-Wolf apoia os criadores de gado e desafia-os, a si e à sua família, a sair dos roteiros turísticos habituais e descobrir as gentes locais com a sua forma de viver a terra.

A iniciativa sugere passar um dia na quinta de um pastor, acompanhar o seu rebanho de cabras, provar queijo, sentir hospitalidade, as tradições e a gastronomia beirã, sempre em contacto direto com os animais e a vida no campo. O programa começa no sábado, dia 30 de abril, a partir das 9 horas com ponto de partida do Largo do Chafariz, Santo Estevão, Sabugal até à Quinta dos Rebolais. Chegados à quinta, os participantes irão conhecer o pastor e a sua família, bem como a quinta e o rebanho.

Os participantes terão a oportunidade de participar na ordenha do leite e no pastoreio. Após um piquenique no campo irá decorrer um passeio com o rebanho de cabras no monte, na companhia dos seus cães. Mais tarde será apresentado o projeto LIFE Med-Wolf e o lobo ibérico.

Para domingo, dia 1 de maio, está agendada uma caminhada pela calçada medieval entre o Casteleiro e Sortelha. Por fim será servido um almoço convívio.

A organização da iniciativa surge de uma parceria entre a Quinta dos Rebolais,  o Grupo Lobo e a Rotas & Raízes, Lda.

Os interessados em participar devem fazer as suas inscrições através dos seguintes contactos: 924 433 370 / 962 392 522 ou rotaseraizes@gmail.com; quintadosrebolais@gmail.com.


Conteúdo Recomendado