Associação do Sabugueiro presta homenagem a Alberto Martinho

Alberto Martinho

A Associação de Beneficência do Sabugueiro, no concelho de Seia, distrito da Guarda, vai homenagear, no domingo, às 16h00, o investigador Alberto Martinho, “num gesto de reconhecimento pelo seu percurso de vida ao longo de 76 anos”.

A cerimónia, que decorrerá nos jardins da Residência Sénior do Sabugueiro, tem o apoio da Junta de Freguesia e contará com a apresentação de uma autobiografia do homenageado.

Alberto Martinho nasceu a 18 de maio de 1947 no Sabugueiro, é autor de vários livros sobre realidades e potencialidades locais, e foi um dos fundadores do Parque Natural da Serra da Estrela, em 1979.

“Nessa qualidade, foi um dos criadores das Feiras do Queijo que ainda hoje se realizam nos concelhos da Região Demarcada do Queijo Serra da Estrela”, lembrou a Associação de Beneficência do Sabugueiro.

O homenageado foi um dos pioneiros do Turismo de Habitação no país, “através da criação das Casas do Cruzeiro, um projeto empresarial com mais de 40 anos, que consiste na reconstrução de casas na zona antiga do Sabugueiro, adaptando-as ao turismo de aldeia”.

Alberto Martinho tem 20 livros publicados e continua a desenvolver a investigação no meio social rural, nos domínios da antropologia cultural e social e da sociologia rural.


Conteúdo Recomendado