Associação de Reformados da GNR na Guarda

As principais missões da Associação serão as de sinalizar militares e civis idosos que vivam em condições precárias no distrito da Guarda, entre outras.

Foi criada na Guarda uma nova Instituição Particular de Solidariedade Social denominada “Associação de Reformados da Guarda – Olhar pelos Nossos”, por iniciativa de um conjunto de militares da GNR que está fora da efetividade do serviço.

A associação, que tem sede provisória no Largo General Humberto Delgado e é presidida por Cunha Rasteiro (ex-comandante do Grupo Territorial da GNR da Guarda), pretende congregar “todos os militares e civis do distrito, em situação ativa, de reserva e de reforma, que manifestem interesse em aderir, na qualidade de sócios”.

Segundo a direção, a “Associação de Reformados da Guarda – Olhar pelos Nossos” foi criada para promover a melhoria da qualidade de vida dos militares da GNR, prevenção de situações de dependência, promoção da autonomia, estímulo de estilos de vida saudáveis, desenvolvimento de relações interpessoais, fomento da solidariedade, promoção da integração e combate à solidão e mitigação do isolamento.

As principais missões da Associação serão as de sinalizar militares e civis idosos que vivam em condições precárias no distrito da Guarda, apoiar nas atividades da vida diária (por exemplo na medicação e na aquisição de bens alimentares), dinamizar atividades de animação sociocultural, desenvolver ações para ocupação de tempos livres, incentivar a prática desportiva e promover eventos variados de convívio e confraternização.


Conteúdo Recomendado