Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes apresentou Plano de Atividades

A associação apresentou no passado sábado dia 4 de fevereiro o Plano de Atividades para o ano de 2017.

O evento decorreu no salão da Junta de Freguesia de Fernão Joanes perante a presença de 160 pessoas, que juntou voluntários da associação, patrocinadores e representantes de várias entidades públicas.

O vasto plano de atividades da ACR Fernão Joanes contém iniciativas nas mais destintas áreas, entre elas desporto, cultura, lazer, recreio, social e formativa.

Este ano a ACR Fernão Joanes comemora 25 anos de existência e o presidente da direção António Bico começou por referenciar este acontecimento que há semelhança do que aconteceu em 2012 quando a associação fez 20 anos também este ano será comemorado com uma gala, no dia 14 de outubro.

As duas atividades com mais destaque, à semelhança dos últimos anos, são a etapa portuguesa do Campeonato Europeu de Motocross nos dias 27 e 28 de maio e a Festa da Transumância nos dias 15 e 16 de julho.

Relativamente ao Campeonato Europeu de Motocross Guarda 2017 vai realizar-se mais cedo que o habitual mês de junho, para que a etapa portuguesa não seja a última prova de qualificação para que assim estejam presentes mais pilotos europeus no Crossódromo das Lajes. O Campeonato Nacional de Motocross em todas as suas classes vai novamente realizar-se em conjunto com a prova do europeu.

A Festa da Transumância agendada para os dias 15 e 16 de julho, “está a ser trabalhada em conjunto com a Câmara Municipal da Guarda numa estratégia comum de valorização do património e da arte pastoril, de uma promoção de todas estas freguesias da encosta da Serra da Estrela”, referiu o Presidente António Bico. A iniciativa inovadora realizada nas últimas edições vai continuar a ser aposta, o Acampamento Pastoril, que permite aos participantes viver uma verdadeira experiência da vida pastoril, dormitando em Choças, abrigos do pastor feitos de madeira e palha, e com o rebanho por perto.

Na edição do ano passado da Festa da Transumância nasceu o projeto ALVAROQUE com estreita colaboração da freguesia dos Trinta e da Associação Raiz de Trinta, espetáculo de teatro comunitário de teatro e música sobre os mercados tradicionais das aldeias da encosta da Serra da Estrela – Maçainhas, Corujeira, Trinta, Videmonte, Meios, Fernão Joanes e Vale de Estrela. Foi preparado e apresentado nas Eiras em Fernão Joanes e no mês de setembro foi adaptado para sala e foi apresentado no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda. A ACR Fernão Joanes candidatou o projeto ao IV Festival Internacional e Arte e Comunidade que se realiza na cidade do Porto e já foi aceite para apresentar o espetáculo durante o mês de setembro.

A troca de experiências faz também parte do plano de atividades com o IV Encontro de Comunidades. Através de protocolo de intercâmbio entre a ACR Fernão Joanes e uma associação local da cidade de Roma em Itália, a associação vai participação num torneio durante o mês de junho, sendo que também está previsto um jogo de futebol com os emigrantes portugueses da região da Guarda que trabalham naquele país.

Outras atividades que fazem parte do plano de atividades são: o V Encontro de Motas de 50cc a 11 de junho, a receção de Campos de Férias na época de verão, os projetos de Voluntariado Jovem e OTL, o projeto de duração anual do Grupo Juvenil de Fernão Joanes, o projeto gratuito da Escola de Música para as crianças da freguesia, a pesca desportiva no Rio Mondego de marçj a Julho e a época de Caça de agosto a fevereiro.



Conteúdo Recomendado