Anunciada data para a realização de nova edição da Feira do Queijo de Celorico da Beira

Queijo Serra da Estrela

Conhecida como a capital do Queijo Serra da Estrela, Celorico da Beira irá organizar nos dias 28, 29 fevereiro e 1 de março do próximo ano, mais uma edição do certame onde o produto endógeno é rei.

Segundo a organização, “a realização da Feira do Queijo, é a melhor homenagem que o Município pode fazer aos nossos produtores, pois são eles os obreiros da nobre arte que é a confeção do Queijo Serra da Estrela.”

O Queijo Serra da Estrela DOP é o mais antigo de todos os queijos portugueses, sendo reconhecido internacionalmente pelas suas características organoléticas. Foi introduzido em Portugal pelo povo Romano. Já durante a Idade Média era mencionado nas letras do poeta Gil Vicente. Em 1287, o Rei Dom Dinis criou o primeiro mercado de queijo, precisamente no concelho de Celorico da Beira. Este queijo representava uma nutritiva e duradoura fonte alimentar, sendo por isso utilizado pelos grandes exploradores durante as suas viagens. Em 1885 chega às cidades de Lisboa e Porto, aumentando a sua fama.


Conteúdo Recomendado