António Luciano Santos Costa é o novo bispo de Viseu

O sacerdote era até ao momento vigário episcopal para o clero da Diocese da Guarda.

António Luciano dos Santos Costa foi hoje nomeado pelo papa como novo bispo de Viseu, sucedendo assim a Ilídio Leandro, que em 2017 pediu a resignação por motivos de doença, anunciou a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

Segundo informação disponibilizada no seu sítio na Internet, a CEP informa que o sacerdote era até ao momento vigário episcopal para o clero da Diocese da Guarda.

António Luciano dos Santos Costa nasceu a 26 de março de 1952 em Corgas, freguesia de Sandomil, concelho de Seia, no distrito da Guarda.

Depois de ter frequentado a escola primária de Corgas e o colégio de N.ª Sr.ª da Conceição, em São Romão, António Luciano dos Santos Costa ingressou na Escola de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca, em Coimbra, e trabalhou como enfermeiro nos Hospitais da Universidade da mesma cidade.

Após cumprir o serviço militar em Moçambique, retomou funções na mesma unidade hospitalar, completando a formação em Enfermagem, refere a CEP.

No ano letivo de 1980/81, iniciou o seu percurso para a formação sacerdotal, tendo sido ordenado diácono a 08 de dezembro de 1984 e, no verão seguinte, presbítero, na Sé Catedral da Guarda, diocese onde desempenhou várias funções e foi, também, professor de Educação Moral e Religiosa Católica.

Enviado para Roma com a finalidade de estudar Teologia Moral na Academia Alfonsiana no biénio de 1987/1989, o sacerdote integrou a Comunidade do Pontifício Colégio Português, informa a CEP, adiantando que, “em outubro de 1989, iniciou funções de professor de Teologia Moral no Seminário Maior da Guarda e de Deontologia Profissional e Ética na Escola de Enfermagem, funções que exerceu até ao ano académico de 2011”.

António Luciano dos Santos Costa foi também vice-postulador da Causa de Beatificação e Canonização de João de Oliveira Matos, que foi bispo auxiliar da Guarda, tendo sido igualmente nomeado juiz do Tribunal Eclesiástico e notário para as causas de Beatificação e Canonização de monsenhor Joaquim Alves Brás e da beata Rita Amada de Jesus.

“Empenhou-se como padre, professor, pároco, capelão e vigário episcopal para o clero em várias frentes de ação pastoral na sua diocese”, salienta a Conferência Episcopal, acrescentando que foi também pároco de várias paróquias, primeiro no arciprestado da Guarda e depois no da Covilhã.

Segundo a CEP, nesta cidade “iniciou trabalho pastoral no mundo universitário e, graças a diligências feitas pelo primeiro reitor”, foi possível criar na Universidade da Beira Interior uma capelania promovida pela própria instituição de ensino.

Ilídio Leandro foi nomeado bispo da Diocese de Viseu a 10 de junho de 2006. A ordenação episcopal e a entrada oficial na diocese aconteceram a 23 de julho do mesmo ano.

Em setembro de 2017, o papa Francisco aceitou o pedido de resignação que o prelado tinha feito há cerca de quatro meses.

Hoje, em declarações à agência Lusa, Ilídio Leandro, que completa 68 anos em dezembro, disse estar feliz com a nomeação de António Luciano dos Santos Costa como seu sucessor.

“D. Antonio Luciano é uma prenda que a Igreja Diocesana de Viseu vai receber e com a qual se vai sentir muito bem no caminho que Deus quer que ela percorra”, afirmou o bispo.

Adiantando não ter dúvidas de que a diocese “ficará bem entregue”, Ilídio Leandro deseja ainda ao novo prelado “as maiores felicidades na condução desta sua Igreja e que se sinta, de facto, muito feliz”.

“Naturalmente, agradeço a Deus a vida, a saúde que me tem dado e louvo a Deus este dom para a diocese de Viseu”, acrescentou.


Conteúdo Recomendado