Evento Terminado em 2023-03-05 17:00:00

Aguiar da Beira promove a Festa do Pastor e do Queijo em março

Início: 2023-03-05 09:00:00
Fim: 2023-03-05 17:00:00
Local do Evento: Mosteiro
Entidade Promotora: Câmara Municipal de Aguiar da Beira

O certame terá início com a caminhada “Rota do Pastor e do Queijo”, constituída por um percurso de 7km, com um grau de dificuldade fácil.

A aldeia de Mosteiro, na freguesia de Penaverde, vai acolher, como habitualmente, a 9ª edição da Festa do Pastor e do Queijo, no próximo dia 5 de março, tendo como objetivo a promoção do Queijo Serra da Estrela.


Esta aldeia do concelho de Aguiar da Beira recebe o certame que pretende promover o que de melhor se produz na região, mas também as queijeiras que concebem o “tão afamado” Queijo Serra da Estrela e os produtores de gado do concelho.


O certame terá início com a caminhada “Rota do Pastor e do Queijo”, constituída por um percurso de 7km, com um grau de dificuldade fácil, “que vai permitir aos caminheiros desfrutar da beleza dos pastos e degustar o magnífico queijo Serra da Estrela”.


As inscrições para a caminhada, que decorre no dia 5 de março pelas 9h00, podem ser efetuadas antecipadamente através do formulário online disponibilizado pela autarquia, ou no próprio dia.


Será ainda realizado o concurso de ovinos e caprinos, que tem como objetivo “a promoção do convívio entre os produtores de gado, divulgação da atividade e premiar a qualidades dos animais”, com a entrega dos respetivos prémios no dia 5 de março, pelas 14h30.


Vão ter ainda lugar momentos musicais proporcionados pelo Grupo de Concertinas “Clave de Sol” (9h30), Rancho Folclórico de Penaverde (10h45), bem como do Grupo Musical DJD (15h00).


O evento conta ainda a estrega de lembranças às queijeiras (12h00), com a tradicional mostra e prova de queijo e almoço regional para todos os visitantes (12h30) e entrega dos prémios do Passaporte do Caminheiro.


Conteúdo Recomendado