Agricultores do concelho de Almeida preocupados com ataques de lobos

Os lobos são suspeitos de terem matado ovelhas, burros, porcos e vacas no concelho de Almeida, situação que está a preocupar os proprietários dos animais e outros agricultores da região que exigem medidas para evitar novos casos.

Os ataques registados nas últimas semanas na área da União de Freguesias de Amoreira, Parada e Cabreira resultaram na morte de 13 ovelhas, três burros, um porco do campo e uma vaca, segundo Luís Fonseca, vice-presidente da autarquia.

“Ultimamente, os ataques têm ocorrido todas as noites. Os lobos estão quase a entrar dentro das aldeias. Os terrenos e os barracões [onde ocorreram casos] circundam as casas das aldeias”, disse o autarca.

O agricultor Luís Monteiro, residente na aldeia de Amoreira, contou à agência Lusa que na segunda-feira de manhã encontrou cinco borregos mortos dos 21 que estavam resguardados num barracão, nos arredores da povoação.

O homem calcula que o prejuízo, que atribui aos lobos, ronde os 750 euros.

“Foi a primeira vez que me aconteceu uma coisa destas. Eu tenho perto de 600 ovelhas que dormem no campo. Estão numa vedação e estão guardadas pelos cães, mas temo que eles [os lobos] se metam lá e me causem mais prejuízos”, disse.

Os lobos também são suspeitos de, na madrugada de terça-feira, terem matado oito ovelhas e uma burra na Quinta da Tapada Grande, perto da aldeia de Cabreira.

“Tive um prejuízo muito grande, tudo para cima de 1.500 euros”, calcula a proprietária Isilda Nércio.

Ambos os agricultores comunicaram o sucedido ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

As ocorrências também estão a preocupar Maria da Conceição, residente em Amoreira, por temer que as 32 vacas adultas e novilhas da sua exploração possam ser atacadas.

“Esta semana foram vistos três [lobos] perto da aldeia”, assegurou a mulher.

Contou que os agricultores da região já não dormem descansados e augura que os proprietários dos animais que estão permanentemente no campo terão que os guardar “de dia e de noite”.

“Nós precisamos de uma proteção de alguém, do Governo, da Câmara ou da Junta de Freguesia, porque isto não pode ser. Nós não somos contra o lobo, somos é contra que o lobo ande a vadiar e [esteja] contra nós”, declarou, lembrando tratar-se de uma espécie protegida por lei.

Maria da Conceição admite a possibilidade de os agricultores do concelho de Almeida fazerem uma exposição ao Governo dando conta do seu descontentamento pela situação.

Para além de Amoreira e Cabreira, o problema também preocupa habitantes de localidades como Peva, Freixo, Mesquitela, Junça, Azinhal, Nave de Haver, Malhada Sorda e Freineda, disse.

“A situação preocupa os cidadãos e também nos preocupa a nós. As pessoas queixam-se que ficam sem os animais e não são indemnizadas pelo justo valor”, referiu o vice-presidente da União de Freguesias de Amoreira, Parada e Cabreira.

Luís Fonseca já informou a Câmara de Almeida para o sucedido, “porque parece que se protege unicamente um animal e se esquece o resto”.


Conteúdo Recomendado