A entrega de prémios do 16º Concurso de Vinhos da Beira Interior decorreu no sábado passado, em Marialva, e consagrou o vinho Aforista Reserva branco 2021 como o Melhor Vinho da Beira Interior.
Para além do melhor vinho da Beira Interior, o júri do Concurso realizado na Guarda, nos dias 19 e 20 de junho, atribuiu ainda o prémio do Melhor Vinho no Feminino, o Prémio de Melhor Imagem, o Prémio de Melhor Imagem no Feminino, 17 medalhas de ouro e 11 medalhas de prata, num total de 92 vinhos a concurso, em representação de 34 associados da região.
O DOC Beira Interior Souvall, rosado, 2022, venceu o prémio de Melhor Imagem no Feminino; o Bal da Madre, biológico, rosado, 2022, venceu o prémio de Melhor Imagem a concurso, e por fim, o Melhor Vinho a Concurso Feminino foi a Adega 23, branco, 2020.
O presidente da CVR da Beira Interior, Rodolfo Queirós, parabenizou “todos os associados pelo enorme sucesso que a Beira Interior tem vindo a ganhar ao longo dos últimos anos”. Salientou ainda a importância deste tipo de eventos “para a dinamização da Rota dos Vinhos da Beira Interior, referindo que a escolha da aldeia Histórica de Marialva vai ao encontro da promoção de todo o território da Beira Interior”. O presidente do município de Mêda, João Mourato congratulou-se com a realização da Gala pela primeira vez no seu município, salientando a parceria profícua entre a CVR da Beira Interior e o município Medense.
A cerimónia foi presidida pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, com raízes no concelho da Mêda, salientando a enorme importância do setor vitivinícola para a coesão dos territórios assim como para a captação de novos investimentos e para a fixação de pessoas.


















