8ª Edição da cherovia será a maior de sempre

Perto de uma centena de expositores são esperados na oitava edição do festival da cherovia. O certame decorre novamente na zona histórica da Covilhã, entre os dias 8 e 11 de outubro.

Uma organização da conjunta da banda da Covilhã, câmara municipal e associação “Desertuna”, que este ano vai reforçar a aposta ao nível da animação e prepara-se para ser a maior de sempre, existindo vários expositores em lista de espera, como refere o presidente da direcção da banda da Covilhã “as ruas são estreitas, nós este ano também tentámos abrir alguns espaços que estão devolutos e essa também é uma forma de revitalizar esta zona nem que seja só durante os quatro dias do festival mas devido ao grande sucesso que tivemos na edição do ano passado temos tido uma grande procura e não conseguimos dar resposta a todos pelo que temos expositores em lista de espera; vamos também ter este ano uma maior participação de grupos de animação, a tarde de sábado vai ser mais dedicada para as crianças e queremos ainda promover um arraial popular na sexta-feira e no sábado no palco principal”.

José Eduardo Cavaco acrescenta que na edição deste ano o festival vai ter uma maior área para expositores e procura reforçar a aposta na abertura de espaços devolutos. Um deles é a antiga mercearia “a Tentadora” que vai ter vários motivos de atração “acreditamos que este espaço vai ser uma mais valia do festival; vai manter o mesmo nome da mercearia e pretende ser um espaço de «coworking», inovação e criatividade onde vamos ter muitas novidades; este ano decidimos também alargar a área até ao largo da Senhora do Rosário para dar resposta às dezenas de solicitações que recebemos e isso acaba por ser também um novo desafio para a organização”.

Outra das novidades da edição deste ano diz respeito ao envolvimento que a confraria da patanisca e do pastel de molho vai ter neste festival “a confraria procura sempre dinamizar a cherovia mas pela primeira vez este ano vai ter um espaço próprio durante o festival e no sábado à tarde vamos promover um cortejo de confrades pelas ruas do festival, procurando também trazer para a rua esta confraria que é da Covilhã”.

Já o vereador com o pelouro da cultura na câmara municipal da Covilhã considera que a realização deste festival permite trazer uma nova dinâmica ao centro histórico da cidade. Jorge Torrão acredita que a edição deste ano pode abrir novas portas e trazer mais valor ao desenvolvimento de novas atividades económicas “temos aqui a oportunidade de mostrar este valor gastronómico da Covilhã e a organização deste festival na nossa zona histórica cria atrativos; estamos convencidos que desta forma nós conseguimos dinamizar todo um percurso, a que eu já chamei um corredor cultural, e que a pouco e pouco tenho a certeza que vai trazer ganhos para a comunidade”.

No ano passado o festival foi visitado por cerca de 20 mil pessoas que consumiram cerca e de uma tonelada e meia de cherovia. Números que a organização quer duplicar este ano, caso as condições climatéricas o permitam. Cerca de 200 formas diferentes de consumir cherovia podem ser apreciadas em 2015 pelos visitante.

Programa:

Quinta-feira – Dia 8 de Outubro

18:00 – Lançamento do Livro “A Passo e Traço” – Salão Nobre dos Paços do Conselho

19:00 – Inauguração Oficial do Festival da Cherovia com a inauguração da exposição de aguarelas sobre a Covilhã de Rui Frade na cisterna quinhentista.

21:00 – Animação de Rua com: Toca a Bombar Cantar Galo, Danças e Cantares da Vila do Carvalho e Pifaradas do Álvaro Pessoa de Unhais da Serra.

23:00 – Encontro de Tunas VII Cidade Neve (org. Encantatuna) – Palco Cherovia

01:00 – Animação com Emanuel Silva – Palco Cherovia

Sexta-feira – Dia 9 Outubro

19:00 – Abertura das Tasquinhas e Restauração

20:00 – Concurso Gastronómico – Tasquinhas

21:00 – Animação de Rua com: Manta de Ourelos, Tuna Já BÚBI

21:30 Sala dos Continentes (sede do PCP) – Recital Guitarras

23:00 – Noite de Fados Palco Largo Srª do Rosário

01:00 – Animação com Hugo Alvarinhas – Palco Cherovia

Sábado – Dia 10 Outubro

14:00 – Abertura do Festival

15:00 – Concertinas da Gardunha

15:30 – Tarde Infantil e Juvenil – Parceria IZI FUN – Insufláveis/ Trampolim/ Pinta Caras/ Moldagem de Balões;

15:30 – Encontro de grupos de dança juvenis: JazzMelo do GER Campos Melo; Dança em Movimento do GIR do Rodrigo; Megadance da Atalaia do Teixoso; Popdance do Teixoso e Crazy Girls da Bouça – Palco Cherovia

16:30 – Cortejo da Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã

20:00 – Concurso Gastronómico – Tasquinhas

21:00 – Animação de Rua com: Arrebimbo Malho, Associação de Bombos S. Sebastião do Barco, Grupo de Cantares A Lã e a Neve

21:30 – Escola de Dança Ritmo das Formas. Aula Aberta com Prof. Rafael de Almeida

23:30 – Arraial Popular com Tiago Silva – Palco Cherovia

 

Domingo – Dia 11 Outubro

14:00 – Abertura do Festival

15:00 – Encontro Grupo de Cantares com  Pousadinha, Teixoso, Trigais e um Grupo de Aveiro

18:00 – Arruada com os Bombos da Bouça

20:00 – Encerramento do Festival

Durante o FESTIVAL:

Circuito de Arte URBANA: pastor, menina, mocho, ovelha, bilros, texturas

Abertura do espaço “A Tentadora”

Monumentos: Sala dos Continentes – sede do PCP, Igreja de Santa Maria, Casa dos Magistrados, Muralhas, Relógio de Sol, Cisterna

Casa Leão – 2ª Casa comercial mais antiga do país.

Life Cooking – Forma Tradicional

Espaço Chef Rui Pereira

Tasquinhas com variados e diversos pratos de cherovia e artesanato

Promoção do Festival nas Cantinas da UBI – terça e quinta – feira os estudantes da UBI terão como entradas a famosa cherovia – uma parceria entre o Festival e UBI.

Vários espaços que estavam devolutos e que se abrem param a criatividade gastronómica e mostra de artesanato.

Espaço ASTA


Conteúdo Recomendado