823º Aniversário da Cidade da Guarda celebrado com inauguração de espaços empresariais e homenagens

O dia de aniversário termina com o concerto da ex-vocalista dos Madredeus, Teresa Salgueiro, no Teatro Municipal da Guarda.

O Município da Guarda celebra este ano o 823º aniversário da atribuição do foral da cidade da Guarda dando especial enfoque à economia e às empresas para o desenvolvimento e sustentabilidade do concelho e à criação de novos postos de trabalho.


Neste aniversário serão inaugurados vários espaços empresariais na cidade e assinadas escrituras de lotes da Plataforma Logística, entre outras atividades.


Para 27 de novembro, a Câmara da Guarda preparou um programa de comemorações que este ano começa às 9h00, na Praça Velha, com a deposição de uma coroa de flores na estátua do rei fundador da cidade da Guarda, com Guarda de Honra pelo Exército – Regimento de Infantaria nº 14.


Logo de seguida as celebrações passam para a Praça do Município, onde terá lugar a cerimónia do Hastear da Bandeira, ao som do hino nacional interpretado pela Banda Filarmónica de Famalicão da Serra e com a Guarda de Honra pela GNR, pelas Corporações dos Bombeiros da Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra e por vários agrupamentos da Guarda dos Escuteiros.


Segue-se a Sessão Solene na Sala António de Almeida Santos, nos Paços do Concelho, que nesta edição terá como convidados especiais os presidentes das cidades geminadas de Béjar, Safed e Waterloo e também do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.


Na sessão serão ainda atribuídas medalhas de mérito municipal – Grau Prata à Fundação José Carlos Godinho e ainda ao Coronel Cunha Rasteiro e a Virgílio Mendes Ardérius, e a título póstumo a Laurindo Prata e Manuel Geada Pinto.


Logo após a sessão, no Jardim José de Lemos haverá uma demonstração de meios das forças militares e de segurança que participaram na cerimónia do Hastear da Bandeira, e também da Cruz Vermelha Portuguesa. Esta mostra poderá ser visitada até às 17h00.


Já no período da tarde, ainda com a presença do ministro do Economia e do Mar, serão inauguradas as instalações da empresa Remarkable na Plataforma Logística da Guarda e do Centro Tecnológico do Centro Histórico e onde serão assinadas as escrituras de lotes com duas empresas.


Segue-se depois o descerrar de placas de toponímia de homenagem a título póstumo a D. Martinho Pais, a Tiago Gonçalves e a Laurindo Prata em vários locais da cidade.


Neste dia de aniversário há ainda a destacar a prova Invernal de BTT, apadrinhada pelo ciclista Marco Chagas e cuja organização, do Clube de Montanhismo da Guarda, conta com a parceria do Município e que em 2022 terá como ponto de partida e meta o Pavilhão de S. Miguel.


A organização conta com perto de 800 ciclistas inscritos na prova que se divide em mini-maratona (20km), meia-maratona (40 km) e maratona (60 km).


O dia de aniversário termina com o concerto da ex-vocalista dos Madredeus, Teresa Salgueiro, no Teatro Municipal da Guarda, contando também com os músicos convidados Tim (Xutos e Pontapés) e a cantora Maria João.


Mas estas comemorações não se restringem apenas ao dia 27 de novembro, tendo início no dia 24 com uma homenagem a título póstumo a João Mendes Rosa, antigo coordenador do Museu e mentor do SIAC, falecido em 2021.


A esta homenagem seguir-se-á o lançamento do número 43 da Revista Cultural Praça Velha, publicação semestral do Município da Guarda, e que privilegia o Património e a História da região da Guarda e será apresentada pelo professor António Pinto Coelho.


No dia 25, na BMEL, o Centro de Estudos Ibéricos promove o Seminário “Leituras de Eduardo Lourenço”, iniciativa de cariz científico que carece de inscrição prévia no CEI e que terá transmissão também online.


Nos dias 25, 26 e 27 de novembro decorre, nas Piscinas Municipais, o Torneio Internacional Feminino de Polo Aquático Cidade da Guarda que terá como participantes equipas de Portugal, Ucrânia, Inglaterra e Croácia.


E a 26 de novembro, será divulgado o vencedor do Concurso Bola Parda da Guarda, no qual os 49 concorrentes colocarão o seu bolo à prova, numa sessão que decorrerá no Café Concerto do TMG, a partir das 15h00.


Ainda no sábado, mas à noite, decorrerá a Serenata Monumental “Fado ao Centro” que traz os fados de Coimbra às escadarias da Sé da Guarda, numa ação organizada pela Comissão Executiva das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974.


As atividades a realizar, horários e locais podem ser consultados pormenorizadamente no site da Câmara Municipal da Guarda.


Conteúdo Recomendado