30 produtores participam hoje e amanhã no concurso vinhos da Beira Interior

Oitenta e três vinhos de 30 produtores da Beira Interior participam no 12.º concurso de vinhos da região que se realiza no Solar do Vinho da Beira Interior, na Guarda.

O concurso realiza-se hoje, dia 17 de junho, segunda-feira, entre as 14 e as 17 horas e amanhã, das 9h30 às 12h30, sendo que a Escolha da Melhor Imagem terá início amanhã, às 14 horas.

Segundo o presidente da CVRBI, Rodolfo Queirós, o 12.º concurso de Vinhos da Beira Interior contará com a participação de 83 vinhos tintos, brancos, rosados, espumantes e vinhos frisantes certificados como DOC (Denominação de Origem Controlada) Beira Interior e IG (Indicação Geográfica) Terras da Beira.

Cada participante pode apresentar a concurso até 4 vinhos, desde que obrigatoriamente um deles seja um vinho branco, caso não seja apresentado qualquer vinho branco a concurso, o número máximo é de 3 vinhos por produtor, refere uma nota da organização.

O evento será realizado nos moldes tradicionais de “prova cega” e o júri será presidido pelo crítico de vinhos Aníbal Coutinho e por mais 14 especialistas, (sete mulheres e sete homens).

Nesta décima segunda edição, pela primeira vez, serão entregues, para além das habituais distinções, os prémios Melhor Imagem a Concurso, Melhor Vinho a Concurso no Feminino e Melhor Imagem a Concurso no Feminino.

Os prémios do 12.º concurso de Vinhos da Beira Interior serão entregues num jantar de gala, marcado para o dia 06 de julho, no castelo de Trancoso.

O concurso é organizado pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), pelo NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda e pela Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB).

A CVRBI tem sede na Guarda, no Solar do Vinho, e abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, que correspondem a uma área de 20 municípios.


Conteúdo Recomendado