1º Encontro de Redes Intermunicipais de Bibliotecas Públicas em Seia

A iniciativa realiza-se no próximo dia 5 de junho, na Casa Municipal da Cultura de Seia, a partir das 9 horas. A inscrição é gratuita.

Num momento em que o trabalho em rede assume um papel cada vez mais central para as bibliotecas públicas e em que uma abordagem regional dos equipamentos de bibliotecas municipais começa a demonstrar resultados e vantagens e a produzir impactos positivos nos territórios e junto das populações, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Câmara Municipal de Seia e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) organizam, no próximo dia 5 de Junho, em Seia, o 1º Encontro das Redes Intermunicipais de Bibliotecas Públicas. O evento terá lugar na Casa Municipal da Cultura de Seia, a partir das 9 horas.

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) tem vindo a desenvolver uma estratégia de criação de redes intermunicipais de bibliotecas públicas municipais assente num contato direto e de proximidade com os Municípios e os bibliotecários que pretende servir de base a um novo tipo de programa de requalificação de serviços, com uma visão inclusiva e diversificada adaptada ao panorama nacional das bibliotecas públicas.

É neste contexto que começam a nascer os Grupos de Trabalhos no seio das Comunidades Intermunicipais (aprovadas pela Lei 75/2013 de 12 de setembro), promovendo trabalho em rede descentralizado, de âmbito regional que, ganhando escala, tem fomentado o conhecimento mútuo e reforçado a identidade territorial.

A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória, estando condicionada à capacidade da sala.


Conteúdo Recomendado