Guarda é o terceiro distrito com mais percursos escolares de sucesso

O meio socioeconómico da família é importante para o bom aproveitamento escolar dos alunos do 3º ciclo, revela estudo do Ministério da Educação.

A Guarda é o terceiro distrito com maior percentagem de percursos de sucesso (47 por cento), a seguir a Coimbra (49 por cento) e Viana do Castelo (47 por cento), revela um estudo da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).

Divulgado na semana passada, o trabalho quis relacionar o desempenho escolar dos alunos do 3º ciclo do ensino público em Portugal e o meio socioeconómico dos seus agregados familiares. O ponto de partida foram estudos nacionais e internacionais que mostram que os estudantes provenientes de meios socioeconómicos favorecidos tendem a obter, em média, melhores resultados escolares que os seus colegas oriundos de meios mais desfavorecidos. A grande conclusão é que os desempenhos escolares não são homogéneos em todo o território nacional, apresentando acentuadas assimetrias regionais. A análise da DGEEC revela também que Coimbra é o distrito com maior percentagem de percursos de sucesso, à frente de Viana do Castelo e Guarda, ambos com 47 por cento. O distrito de Castelo Branco é oitavo, com 42 por cento, o Porto fica na 13ª posição (37 por cento) e Lisboa aparece em 15º (35 por cento).

Em relação à correlação entre a percentagem de percursos de sucesso em cada distrito e o nível de habilitação escolar das mães, o estudo conclui que o grau de habilitações das progenitoras é «um fator relevante» no sucesso escolar dos filhos. Assim, 16 de 18 crianças cujas mães possuem mestrado ou doutoramento tiveram êxito nos estudos, o que representa 89 por cento. Seguem-se os alunos cuja mãe tem uma licenciatura/bacharelato: em 235 estudantes, 174 tiveram aproveitamento escolar. A percentagem de percurso de sucesso mais baixa (25 por cento) diz respeito aos alunos cuja mãe não tem habilitações: em oito, apenas dois obtiveram sucesso. No caso da Guarda, 57 por cento de estudantes (1.965) são filhos de mães com habilitações inferiores ao ensino secundário. A DGEEC conclui também que o apoio de Ação Social Escolar (ASE) pode influenciar o bom aproveitamento escolar, sendo que na Guarda 57 por cento dos alunos com percursos limpos não beneficiaram de qualquer apoio ASE.

Foi ainda estudado o número de transições/conclusões no 3º ciclo por distrito, com a Guarda a ficar no nono lugar entre os 18 distritos incluídos na lista. Isto porque em 3.673 alunos inscritos, 3.130 transitaram ou terminaram o 3º ciclo, o que equivale a uma percentagem total de 85 por cento. Os dados apresentados foram reportados pelas escolas ao sistema de informação do Ministério da Educação e dizem respeito aos anos letivos de 2012/2013 e 2013/2014.


Conteúdo Recomendado