Festa da Castanha em Folgosinho

O Município de Gouveia em parceria com Junta de Freguesia de Folgosinho, os Baldios de Folgosinho e o Rancho Folclórico “Cancioneiro de Folgosinho”, organizam nos dias 28, 29 e 30 de outubro, mais uma edição da Festa da Castanha, em Folgosinho.

Motivados pelo sucesso das edições anteriores o Município de Gouveia e todas as entidades associadas ao evento pretendem com esta iniciativa, onde a castanha é “rainha”, estimular a sua produção, bem como a produção de produtos confecionados tendo como base este fruto.

Uma festa que reporta para os sabores antigos onde a castanha tinha e ainda tem uma grande importância na culinária dos Folgosinhenses.

O Município gouveense lança o desafio “aceite o convite e venha festejar o Outono e a Castanha numa das aldeias mais típicas da Serra da Estrela.”

A Festa da Castanha, que começa pelas 19h30 de sexta-feira, inclui animação, exposição e venda de produtos regionais, gastronomia, um colóquio sobre “A importância do castanheiro na economia local”, um concurso de doçaria e um magusto popular, entre outras iniciativas.

Programa
Dia 28 de outubro

19h30h – Inauguração da Feira da Castanha de Folgosinho com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Folgosinho;
– Exposição e vendas de produtos relacionados com a castanha e
doçaria regional;
– Gastronomia
21h00 – Animação pelo Grupo de Concertinas de Folgosinho;
22h00 – Abertura do Cocktail Castanha Bar e noite jovem com Popular Mix.

Dia 29 de 0utubro

09h00 – Roteiro Fotográfico “Cores de Outono”, com a plantação de castanheiros de fruto | Concentração: Adro de Viriato.

10h00 – Workshop: A IMPORTÂNCIA DO CASTANHERO NA ECONOMIA LOCAL |  Junta de Freguesia

Tema: Propagação vegetativa do castanheiro – novas tecnologias, pelo Professor Doutor José Gonçalves da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Tema: Produção de mel a partir da floração dos castanheiros, pelo Eng.º João Mesquita da Pinus Verdes – Associação de Desenvolvimento integrado da Floresta.

10h30 – Abertura da Feira;
15h00 – Concurso de doçaria;
16h00 – Show Cooking – Pratos confecionados com base na castanha, pelo Chef Batista da Quinta Madre de Água;
21h30 – Fados pelo Grupo Escola Velha – Teatro de Gouveia;
22h30 – Abertura do “Cocktail Castanha Bar” e animação musical com a banda “69    GRAUS”, que contará com a presença dos músicos Mário Nunes, Guilha Marinho (Aurea, Banda TV, Ídolos) e David Sequeira (Mister, Splash n´Roses).

Dia 30 de outubro

09h00 – Rota da Castanha / Percurso Pedestre | Concentração em frente à Igreja Matriz.
10h00 – Abertura da Feira;
11h00 – Demonstração da confeção de cocktail’s com base na Castanha, promovido pelo Instituto de Gouveia;
15h30 – Etnografia e Folclore, com a participação do Rancho Folclórico Cancioneiro de Folgosinho;
17h00 – Magusto popular e sopa de castanha.


Conteúdo Recomendado