Biblioteca Municipal da Guarda retoma programação em setembro

A Biblioteca Municipal da Guarda retoma a programação em setembro, com atividades que visam “a promoção do livro e da leitura, bem como a facilitação do acesso à informação, à cultura, à educação, ao lazer e à criatividade”.

Segundo o município da Guarda, após “um longo período pandémico de distanciamento social e de isolamento, devido ao perigo de contágio por covid-19”, é tempo de, aos poucos, e com regras determinadas pela Direção-Geral da Saúde, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) “recuperar a ‘normalidade’ do dia-a-dia”, com a habitual programação de atividades.

A agenda da BMEL para os meses de setembro e de outubro inclui, entre outros momentos, apresentações de livros, exposições, ‘workshops’, sessões de mediação da leitura, leituras encenadas, marionetas e teatro.

A programação de setembro inicia-se no dia 02, às 14h00, com o ‘workshop’ “Livros Pop-Up”, por José Alberto Rodrigues.

No dia 12, às 16h00, no anfiteatro ao ar livre, será apresentada a obra “Contos das Terras Altas”, de Jerónimo Jarmelo e, às 18h30, no mesmo local, a peça de teatro “Caminho”, uma criação artística de Filipa Francisco.

Segue-se, no dia 19, às 15h30, o conto encenado “O mar também tem coração”, por Ângela Ribeiro.

A programação de setembro da BMEL termina a 25 (18h00), com a retoma do Ciclo de Conferências Internacionais “A Europa dos Escritores”, com a conferência “Memória e criação literária”, pelo escritor e jornalista francês Olivier Rolin.

Em outubro, a programação inclui, no dia 03 (14h00 – 17h00), o ‘workshop’ “Every Story Matters – Cada História conta”, por Andreia Brites.

Segue-se, no dia 10, às 10h30, uma sessão de mediação de leitura para bebés, dos zero aos 03 anos, “Era uma vez o Gato Maltês”, por Só histórias.

Na tarde do mesmo dia, às 17h00, terá lugar a apresentação do livro “Serei Sempre o teu Abrigo”, de Valter Hugo Mãe, e, às 18h30, a abertura da exposição “Abrigo – desenhos de escritor”, composta pelas ilustrações do conto e por estudos de uma aldeia nativa da Amazónia, cenário do próximo romance do escritor, segundo a fonte.

No dia 15, a BMEL apresenta a instalação “Ponto a Ponto Enche a Ciência o Espaço”, que pode ser visitada até 30 de dezembro.

Para o dia seguinte (18h00), está agendada mais uma conferência do ciclo “A Europa dos Escritores”, por Fernando de Castro Branco, ensaísta e poeta, que falará sobre “A Europa de Adolfo Casais Monteiro”.

A 17 de outubro (16h00), ocorrerá o lançamento da antologia de dez histórias multifacetadas “De conto a romance vol. II”, de Carlos Galinho, seguindo-se, no dia 24 (17h00), a apresentação do livro “O Interior – 20 Anos, 20 Autores”, promovida pelo jornal ‘O Interior’ no âmbito do seu 20.º aniversário.

No dia 30, às 18h00, terá lugar a apresentação do livro “A noite em que o verão acabou”, de João Tordo.

Por fim, no dia 31, a BMEL organiza o espetáculo de marionetas “O Cardume”, por Historioscopio (15h30), seguindo-se a oficina de reciclagem “Do plástico fiz sardinha”.

O município da Guarda refere ainda na nota hoje divulgada que a Biblioteca Itinerante também retoma em setembro o seu percurso pelas aldeias do concelho.


Conteúdo Recomendado