7º Festival do Vinho do Douro Superior

O EXPOCÔA – Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa acolhe o evento de 25 a 27 de maio.

Com o propósito de enaltecer a sub-região do Douro Superior no mapa vitivinícola do país, a cidade de Vila Nova de Foz Côa recebe, entre sexta-feira e domingo, a 7.ª edição do ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ (FVDS), que volta a ter como palco principal o EXPOCÔA – Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa. O evento é organizado pela Câmara Municipal de Foz Côa em parceria com a publicação ‘Vinho Grandes Escolhas’.

“Enquanto espaço privilegiado de vinhedos sem fim à vista e produção de vinhos brancos, tintos e generosos de qualidade e com características diferenciadoras, o Douro Superior é objeto central da feira de três dias de entrada livre. Dirigido a consumidores e visitantes, este certame é também “montra” de outros produtos alimentares dos concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor”, refere a organização.

Como já é hábito, o programa integra o ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’ aberto a todos os vinhos produzidos nesta sub-região que estejam presentes na feira, nas categorias Douro (branco e tinto) e vinho do Porto. A avaliação é feita “às cegas” por um painel de jurados constituído por jornalistas, sommeliers e compradores.

Para brindar à singularidade desta sub-região do Douro Vinhateiro, o programa oficial do ‘FVDS 2018’ integra o colóquio “O Douro e a História: Vale com passado, Vinha com futuro”. Este momento é destinado a lavradores, produtores, técnicos, entre outros interessados, dispondo de um painel de oradores de prestígio que irá debater o potencial de uma sub-região a dar que falar.

Os jornalistas e críticos Fernando Melo (Evasões e Vinho Grandes Escolhas), Luís Lopes (Vinho Grandes Escolhas) e João Paulo Martins (Expresso e Vinho Grandes Escolhas) voltam a marcar presença para conduzir e comentar as provas de vinhos brancos, tintos e do Porto, respectivamente. A prova de azeites está nas mãos do especialista Francisco Pavão, diretor da Associação dos Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro (AOTAD). Ambas as ações são dirigidas a consumidores e público interessado.

Além do vinho e dos sabores regionais, a animação musical está garantida para esta edição. A noite de sábado vai ter como artista convidada a fadista Carminho.

PROGRAMA

25 MAIO 2018 . SEXTA-FEIRA

17h00 – Abertura da Feira

18h00 – Inauguração Oficial do Festival com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, Gustavo de Sousa Duarte

19h00/20h30 – Prova Comentada: “Grandes brancos do Douro Superior”, por Fernando Melo, jornalista e crítico da VINHO – Grandes Escolhas

24h00 – Encerramento da Feira

26 MAIO 2018 . SÁBADO

09h00 / 13h00 – Concurso de Vinhos do Douro Superior – Prova

09h00 / 13h00 – Colóquio: “O Douro e a história: Vale com passado, Vinha com futuro”
Projetos que alavancados no passado de um território, mostram hoje uma face do grande vale vinhateiro que há duas décadas apenas se pressentia.
O Douro Superior, terras de Todas as oportunidades.
Como a vinha está a ditar o futuro da região em termos de demografia, turismo e infraestruturas
Orientador e Moderador: Fernando Melo, Jornalista e crítico da VINHO – Grandes Escolhas

14h00 – Abertura da Feira

16h00/17H30 – Prova Comentada: “Vinho do Porto”, por João Paulo Martins, jornalista e crítico da Vinho Grandes Escolhas

22h00 – Encerramento da Feira

22h15 – Concerto ao Vivo

27 MAIO 2018 . DOMINGO

14h00 – Abertura da Feira

14h30/15h30 – Prova Comentada de Azeites do Douro Superior e Trás-os-Montes, por Francisco Pavão, Director da AOTAD (Associação dos Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro)

16h00/17h30 – Prova Comentada: “Grandes tintos do Douro Superior”, por Luis Lopes, da VINHO-Grandes Escolhas.

17h30 – Anúncio dos resultados do 7º Concurso de Vinhos do Douro Superior

20h00 – Encerramento da Feira

************************************

PROVAS COMENTADAS & COLÓQUIO (Inscrições Abertas)

Com a presença do convidado especial Dirceu Vianna Jnr., Master of Wine.

Sexta-Feira – 25 de Maio
19h00 / 20h30: Prova Comentada “Grandes Brancos do Douro Superior” por Fernando Melo, jornalista e crítico da Vinho Grandes Escolhas

Sábado – 26 de Maio
09h00 / 13h00: Colóquio “O Douro e a história: Vale com passado, Vinha com futuro” – Moderador: Fernando Melo, jornalista e critico da Vinho Grandes Escolhas
16h00/ 17h30: Prova Comentada “Vinho do Porto” por João Paulo Martins, jornalista e crítico da Vinho Grandes Escolhas
19h00/ 20h30: Prova Comentada de Azeites do Douro Superior e Trás-os-Montes por Francisco Pavão, Director da AOTAD – Ass. dos Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro

Domingo – 27 de Maio
16h00/ 17H30: Prova Comentada “Grandes tintos do Douro Superior” por Luís Lopes, Director da Vinho Grandes Escolhas

Inscreva-se já através do e-mail: inscricoes@grandesescolhas.com


Conteúdo Recomendado