Sobreviventes do holocausto salvos por Sousa Mendes estão a visitar Portugal

A visita de cinco dias inclui passagens por Vilar Formoso, Guarda, Belmonte, Figueira da Foz, Curia, Coimbra, Caldas da Felgueira e Tomar. Sobreviventes da Segunda Guerra Mundial chegam esta quinta-feira a Cabanas de Viriato, à casa de Aristides de Sousa Mendes, o cônsul de Portugal em Bordéus que os salvou.Acompanhados por familiares, os sobreviventes encontram-se […]

A visita de cinco dias inclui passagens por Vilar Formoso, Guarda, Belmonte, Figueira da Foz, Curia, Coimbra, Caldas da Felgueira e Tomar.
Sobreviventes da Segunda Guerra Mundial chegam esta quinta-feira a Cabanas de Viriato, à casa de Aristides de Sousa Mendes, o cônsul de Portugal em Bordéus que os salvou.Acompanhados por familiares, os sobreviventes encontram-se a partir desta segunda-feira em Portugal para uma visita a Cabanas de Viriato, em Carregal do Sal, à casa que pertenceu ao diplomata Aristides de Sousa Mendes, responsável por salvar várias pessoas do Holocausto. A visita de cinco dias inclui, ainda, passagens por Vilar Formoso, Guarda, Belmonte, Figueira da Foz, Curia, Coimbra, Caldas da Felgueira e Tomar. «Os locais de visita abrangem os diversos núcleos judaicos incluídos na “Rota das Judiarias”, assim como localidades e espaços onde alguns refugiados portadores do visto Sousa Mendes viveram durante a II Guerra Mundial», refere uma nota de imprensa do Turismo Centro de Portugal. Os sobreviventes terão, também, a oportunidade de participar numa cerimónia no cemitério de Cabanas de Viriato e visitar a igreja onde Aristides de Sousa Mendes se casou com a primeira mulher, Angelina, na próxima quinta à tarde. A visita à propriedade do diplomata, conhecida por Casa do Passal, é o programa seguinte. Em frente à casa, o arquiteto Eric Moed, neto de um refugiado, está a preparar uma instalação artística. A organização admite que «para todas essas famílias, Portugal foi o símbolo da paz e da esperança retomada» e que o país irá retomar o «caminho de liberdade».

Conteúdo Recomendado