Sobram mais de 3 mil vagas no ensino superior público

Este ano foram colocados 44.412 alunos nas instituições de ensino superior públicas.

A terceira fase do concurso de acesso ao ensino superior público terminou na sexta-feira e os números revelam que ficaram ainda 3.276 vagas por ocupar. Isto quando ainda não foram contabilizados os estudantes que podem vir a optar por não se matricular.

Somando as três fases do concurso de acesso ao ensino superior, ficaram colocados 44.412 alunos em instituições públicas de ensino superior, este ano, contra as 50.555 vagas iniciais. Para a terceira fase, as universidades decidiram colocar a concurso 4.281 vagas, às quais acresceram 611 vagas libertadas por candidatos colocados e matriculados em fase anterior que foram agora colocados na terceira fase. Desta terceira fase do concurso sobraram 3.276 vagas, tendo sido colocados 1.629 estudantes. Agora segue-se a fase dos concursos locais de colocação.

Nesta fase, a última do concurso nacional, concorreram 4.355 alunos, que se distribuíram pelas seguintes situações: 2.021 foram colocados na fase em que se matricularam, 657 foram colocados na fase anterior mas não se matricularam, 1.556 foram candidatos em fase anterior, mas não ficaram colocados, e 121 não tinham sequer concorrido a nenhuma das fases anteriores.

O ensino universitário volta a ser o que tem mais candidatos. Com 28.242 vagas iniciais, teve 27.310 alunos colocados, enquanto o politécnico, das 22.313 vagas iniciais, ocupou 17.102.

E de todas as instituições de ensino superior, apenas a Universidade Nova de Lisboa, ISCTE, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril tiveram uma taxa de 100% de ocupação das suas vagas. Já em termos de áreas de formação, só informação e jornalismo e ciências sociais e do comportamento registaram uma taxa de ocupação superior a 98%. Entre as áreas menos procuradas estão as indústrias transformadoras, agricultura, silvicultura e pescas e serviços de segurança.

Os resultados da terceira fase do concurso foram divulgados na internet, à meia-noite de sexta-feira, no sítio da Direção-geral do Ensino Superior. Para os estudantes agora colocados, a matrícula e inscrição é realizada até 13 de Outubro. As vagas sobrantes vão estar agora disponíveis nos concursos especiais.


Conteúdo Recomendado