Silêncio, qualidade do ar e acessos definem o melhor distrito para viver em Portugal. Sabe qual é?

A zona norte do país destaca-se por ter os melhores distritos para viver, a Guarda está na 9ª posição com 3,79 pontos.

Viana do Castelo é o melhor distrito para se viver em Portugal, de acordo com os resultados de um inquérito online do portal imobiliário Imovirtual que reuniu os votos de quase 15 mil residentes em Portugal.

O distrito nortenho foi o primeiro classificado com um total de 4,02 pontos. As melhores avaliações foram para a qualidade do ar, classificada com 4,19, os acessos com 4,03 e o silêncio, um dos aspetos mais valorizados no inquérito, recebeu 3,96.

Nos restantes lugares do pódio, verifica-se que os seguintes distritos mereceram a preferência dos portugueses: Vila Real, com 4,01, Viseu, com 3,94, Leiria ligeiramente atrás com 3,89 pontos e Braga ocupa o quinto lugar com 3,87. O distrito da Guarda encontra-se a meio da tabela, em nono lugar, com 3.79 pontos. No fim da tabela encontram-se distritos como Setúbal (3,73), Santarém (3,70), Portalegre (3,69), Bragança (3,66) e Beja (3,63).

Em comunicado, o portal imobiliário responsável pelo estudo conclui que “a região do Norte foi a melhor classificada e a do Alentejo a pior”. Ao nível da segurança, Lisboa, Porto e Setúbal obtiveram as piores notas.

O estudo avaliou os distritos entre abril e setembro de 2018 de acordo com 12 critérios, entre eles: segurança, limpeza, qualidade do ar, silêncio, transportes públicos, lojas e restaurantes, espaços se lazer, estabelecimentos de ensino, espaços de saúde, custo de vida, acessos e estacionamento.

 


Conteúdo Recomendado