Setor dos serviços volta a contrair na zona euro

O setor dos serviços registou uma nova contração em fevereiro, na zona euro, inferior à estimativa inicial, de 21 de fevereiro, revela o índice elaborado pela Markit Economics. A melhoria do índice estará relacionada com a expetativa de que o desempenho da economia da zona euro vai melhorar no primeiro trimestre de 2013, apesar da […]

O setor dos serviços registou uma nova contração em fevereiro, na zona euro, inferior à estimativa inicial, de 21 de fevereiro, revela o índice elaborado pela Markit Economics.
A melhoria do índice estará relacionada com a expetativa de que o desempenho da economia da zona euro vai melhorar no primeiro trimestre de 2013, apesar da recessão, avança Chris Williamson, economista-chefe da Markit. O índice Markit, baseado nas ecomendas à indústria na zona euro, caiu para 47,9 pontos (contra 48,6 em janeiro), quando a estimativa incial era de 47,3 pontos. O setor dos serviços está abaixo dos 50 pontos (o que indica contracção) há 13 meses consecutivos. A recessão piorou no último trimestre do ano passado, com o PIB da zona euro a cair 0,6%, o pior desempenho em quase quatro anos. A tendência deverá manter-se negativa, pelo menos, no primeiro trimestre de 2013. O desempenho económico irá depender sobretudo da capacidade da economia alemã em “anular” os efeitos negativos das economias francesa, italiana e espanhola, segundo o economista-chefe da Markit.

Conteúdo Recomendado