Setembro trouxe mais turistas para os hotéis portugueses

Dados do INE dão indicações positivas para o setor. Há dois meses atrás, houve mais estrangeiros e portugueses a dormir nos estabelecimentos nacionais.

O turismo português voltou a sorrir em setembro. De acordo com as estatísticas reveladas hoje pelo INE, houve mais dormidas nos hotéis nacionais, que significaram proveitos maiores para os donos dos estabelecimentos.

Depois de um mês de agosto positivo, a tendência de subida face ao ano passado acentuou-se em setembro, com o número de dormidas a aumentar 6,2% em relação ao período homólogo. Os estrangeiros foram responsáveis por um crescimento de 6,6% e houve mais 5% de dormidas de residentes em Portugal nos hotéis nacionais.

Os proveitos do setor hoteleiro aumentaram 14,7% na comparação entre setembro de 2015 e o mesmo mês do ano passado, chegando a um total de 296,8 milhões de euros.

Olhando para a soma dos primeiros nove meses do ano, a realidade é muito semelhante: o número de dormidas cresceu 6,3% na comparação com o mesmo ciclo em 2014, com grande peso dos residentes no estrangeiro e os ganhos foram 12,5% maiores.

Entre janeiro e setembro deste ano, os hotéis portugueses chegaram aos 2.001 milhões de euros em proveitos, confirmando a retoma do setor do turismo, essencial para o equilíbrio da balança de comércio e serviços de Portugal.


Conteúdo Recomendado