Sessão sobre Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas na UBI

A Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) promove hoje uma sessão de stakeholders sobre “Estratégias de adaptação às alterações Climáticas”, na Universidade da Beira Interior, na Covilhã.

A Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) promove hoje uma sessão de stakeholders sobre “Estratégias de adaptação às alterações Climáticas”, na Universidade da Beira Interior, na Covilhã.

O programa começa às 9h30 e pretende apresentar o projeto e os grupos de trabalho; fazer uma análise, seguindo-se uma seleção e priorização das medidas e, por fim, um debate sobre as conclusões e medidas a serem tomadas no imediato.

As Estratégias de Adaptação às Alterações Climáticas (EAAC) da Região das Beiras e Serra da Estrela encontram-se estruturadas sob quatro objetivos principais, nomeadamente, Informar; Reduzir a vulnerabilidade e aumentar a capacidade de resposta; Participar, sensibilizar e divulgar, e ainda, Cooperar a nível Internacional.

A região das Beiras e Serra da Estrela regista altas temperaturas e baixa precipitação durante os meses de Verão, sendo particularmente vulnerável à escassez de água. Nesse sentido, a região pretende melhorar a sua resposta a esta e outras preocupações, sendo uma das apostas a melhoria do ambiente, garantindo atratividade e sustentabilidade.
A região está igualmente atenta às questões relacionadas com as alterações da biodiversidade, no património ambiental e natural, que facilita o aumento da ocorrência de incêndios com consequência potencialmente graves e em diversos setores. Neste sentido, no âmbito do desenvolvimento EAAC-BSE é importante compreender melhor quais as principais causas climáticas, atuais e futuras.

A adaptação às alterações climáticas é um desafio transversal, que requer o envolvimento de todos, numa abordagem integrada.

Este evento está ainda integrado na iniciativa “Energy Days”, promovida pela União Europeia, e visa promover, discutir e celebrar a eficiência energética e as energias renováveis.




Conteúdo Recomendado