Sessão Pública de Apresentação do Fórum Florestal

Lançamento oficial do do site www.forumflorestal.com   No passado dia 6 de Março de 2009 realizou-se a Sessão Pública de Apresentação do Fórum Florestal – Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa, durante a feira AGROTEC 2009, na FIL, em Lisboa.   Como resultado do movimento de um conjunto de Organizações de Produtores Florestais que, em 2008, […]

Lançamento oficial do do site www.forumflorestal.com

 

No passado dia 6 de Março de 2009 realizou-se a Sessão Pública de Apresentação do Fórum Florestal – Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa, durante a feira AGROTEC 2009, na FIL, em Lisboa.
 
Como resultado do movimento de um conjunto de Organizações de Produtores Florestais que, em 2008, se viu sem uma estrutura federativa Nacional, com uma visão de fileira estruturante para o desenvolvimento rural, que representasse as motivações e necessidades dos produtores florestais com uma estratégia profissional e inovadora, surgiu o Fórum Florestal – Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa!
 
O Fórum Florestal, criado em Dezembro de 2008, é uma entidade sem fins lucrativos que integra cerca de 40 Organizações de Produtores Florestais numa lógica de cooperação da rede profissional e empreendedora de apoio aos proprietários florestais a nível Nacional.
 
O Fórum Florestal afirma-se no sector como “o parceiro que a floresta precisa”, pelo papel de pró-activo, agregador e interventivo, cujos objectivos passam pela dinamização e incentivo à Gestão Florestal Sustentável e à defesa da Floresta Nacional, bem como a prestação de apoio técnico aos associados e produtores florestais, funcionando como elemento de ligação ao Mercado. Procura a promoção e qualificação das funções Económica, Social e Ambiental do proprietário florestal privado, zelando pela melhoria e diversificação dos seus rendimentos, bem-estar das populações rurais e uso sustentável dos recursos naturais associados à Floresta.
 
O Fórum Florestal tem como estratégia desenvolver acções que aumentem a competitividade e sustentabilidade económica, social e ambiental dos espaços florestais privados:
  • A implementação de mecanismos de valorização da floresta;
  • O desenvolvimento de mecanismos de redução dos riscos da floresta;
  • A implementação de mecanismos de consolidação fundiária e aumento da gestão profissional;
  • A criação de canais de maior aproximação entre a produção e o mercado numa lógica de fileira;
  • A aposta na profissionalização, formação e informação dos agentes do sector;
  • Ser um parceiro institucional representativo da produção florestal Nacional privilegiado junto do poder público, investigação e do mercado.
 
Mais informações sobre contactos, actividades e projectos do Fórum Florestal, dos associados e parceiros estão agora sempre disponíveis na mais importante ferramenta de comunicação e informação: www.forumflorestal.com.
 
 

Conteúdo Recomendado