Serra da Estrela no trilho de um milhar de atletas este sábado

https://www.facebook.com/pg/EGTrail/photos/?ref=page_internal

Estrela Grande Trail volta pelo terceiro ano consecutivo a Manteigas, promovendo a maior aventura de montanha em Portugal.

O Estrela Grande Trail, prova de ultra distância que se realiza em Manteigas, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, realiza a sua terceira edição, de 19 a ‪21 de maio‬‬. Com um novo conceito associado às várias provas que compõem o evento, o Estrela Grande Trail surge em 2017 vocacionado para a promoção do destino Serra da Estrela como um local de excelência para experienciar paisagens inesquecíveis, em trilhos de várias distâncias.
 
A grande novidade de 2017 é o aumento do percurso do Estrela Grande Trail (EGT), que passa a ter 109 km com 6300 m+. Tem início ‪às 6h‬‬ de sábado em Manteigas. As restantes distâncias, com provas também no sábado, ganham um novo naming: Estrela Orion Belt (49 km/ 2500 m+);  Estrela Taurus (26 km/ 1300 m+); e o Estrela Ursa Minor (15 km/ 800 m+).
 
“A prova rainha da mais alta montanha de Portugal continental leva à Serra da Estrela centenas de atletas, apreciadores da modalidades, familiares e curiosos. Mais do que um evento de superação física, o EGT é um evento agregador, um ponto de encontro de famílias e amigos, que se unem no desporto e o associam à experiência turística do destino Serra da Estrela. Nós permitimos a quem participa no EGT ver uma serra como quase ninguém a viu. Longe da imagem estereotipada da Torre. Na Estrela encontramos Portugal inteiro, nos seus trilhos conseguimos encontrar caraterísticas das várias regiões do país. Esta é uma prova feita por atletas e para atletas. É uma prova feita para amigos e por amigos. Só assim é possível”, explica Armando Teixeira, promotor da prova, um dos melhores ultra runners nacionais e capitão da Seleção Nacional de Trail.

 Os locais mais emblemáticos para assistir à prova são a partida e chegada em Manteigas, a passagem pelo Miradouro do Fragão do Corvo, Vale do Rossim, Garganta de Loriga, Alvoco da Serra, Torre, Nave de Santo António, Poço do Inferno, Vale da Amoreira, e Vale Glaciar do Zêzere.
 
“As distâncias mais curtas são excelentes formas de iniciação no trail, porque essas são acessíveis a toda a gente. A beleza da Serra já lá está, nós só tivemos que garantir que as condições de segurança e conforto dos atletas também estão lá. O nosso objetivo é apresentar um evento com várias distâncias, para várias preparações físicas, que permite que pessoas com diferentes preparações físicas participem e se sintam parte deste movimento. De todas as provas podemos retirar uma experiência diferente e criar uma ligação com a serra, com as paisagens pelas quais vamos passando”, conclui Armando Teixeira.

A prova de 109k pontua para o Campeonato Nacional de Ultra Endurance. A prova de 46k para o Campeonato Nacional de Ultra Trail e a de 26k para o Campeonato Nacional de Trail. Participam na prova atletas como Carlos Sá, Miguel Reis e Silva e a vencedora das duas primeiras edições (2015 e 2016), Natércia Silvestre. Entre os atletas internacionais destacam-se Rachid El-Morabity, vencedor da Marathon des Sables; Gregoire Curmer; e Tom Wagner.

Este é um dos eventos desportivos de trail running mais competitivos do campeonato nacional de Trail Ultra Endurance. O Estrela Grande Trail tem o apoio da Câmara Municipal de Manteigas, da Salomon, da Rent a Star, da Gold Nutrition, da Milaneza,  do Continente, da Suunto, e da Green Tracks. A organização do evento está a cargo da “Armando Teixeira Outdoor Events” e da “Trilhos e Lagoas”, que envolveram mais de 200 pessoas na produção, na grande maioria voluntários.


Conteúdo Recomendado