Ser pastor por um dia na Serra da Estrela

A iniciativa está marcada para o próximo dia 6 de julho, sábado, às 07h30, em Seia.

Depois da bênção dos rebanhos na romaria do São João, que decorreu no passado dia 23 de junho na aldeia da Folgosa da Madalena, os pastores e os rebanhos sobem à serra da Estrela para as pastagens de verão, a tradicional Transumância. Esta prática, que nada tem de recriação, é mais uma vez aberta à participação dos turistas.

A atividade vai ter lugar no próximo dia 6 de julho, sábado, e resulta de uma organização conjunta dos pastores, da Câmara Municipal de Seia e da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, consubstanciando o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.

Desafiar os turistas a serem guardadores de rebanhos por um dia é o convite dos pastores de Seia, refere uma nota informativa. Os rebanhos (aproximadamente 800 a 1000 cabeças) provenientes das terras chãs da montanha concentrar-se-ão no largo da câmara, às 07h30, atravessando a cidade em direção à serra, local onde vão permanecer até ao final do verão.

Neste dia tão especial para os pastores, as ovelhas ostentam os maiores e melhores chocalhos e são enfeitadas com “peras e cabeçadas” coloridas. Também está prevista uma merenda do alforge e o almoço com os pastores.

Esta é uma forma de sensibilizar os portugueses, para a importância da pastorícia no contexto do desenvolvimento económico e social da serra da Estrela e de todo o interior do país, conclui uma nota informativa do Município de Seia.


Conteúdo Recomendado