Seminário “Empreendedorismo e Cooperação Transfronteiriça: Uma Raia em Movimento” em Belmonte

A iniciativa pretende apresentar as diferentes interações e potencialidades de Cooperação entre as Universidades do Território e as Empresas da Raia Hispano – Lusa.

A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) vai promover o Seminário “Empreendedorismo e Cooperação Transfronteiriça: Uma Raia em Movimento”, que irá decorrer no próximo dia 7 de Outubro, sexta-feira, pelas 9 horas, no Museu Judaico de Belmonte.
A iniciativa é promovida em parceria com a Diputação de Salamanca e a Fundación General de la Universidad de Salamanca, no âmbito da Comunidade de Trabalho Beira Interior – Salamanca e pretende apresentar as diferentes interações e potencialidades de Cooperação entre as Universidades do Território e as Empresas da Raia Hispano – Lusa.
Programa:
9:00 – 9:30 horas: Abertura do Seminário
António Dias Rocha: Presidente do Município de Belmonte
Chabela de la Torre: Vice-presidente da Diputación de Salamanca
José Manuel Biscaia: Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Cova da Beira
9:30 – 10:00 horas: Mário Raposo – Vice-Reitor da Área Financeira e Projetos da Universidade da Beira Interior: “As relações interuniversitárias no território fronteiriço e seu impacto no empreendedorismo. Desenvolvimentos e Perspetivas.”.
10:00 – 10:30 horas: Juan Manuel Corchado – ‎Vice-Reitor para a Investigação e Transferência da Universidade de Salamanca “Sinergias e interações entre a inovação, empreendedorismo, ensino superior e cooperação transfronteiriça”
10:30 – 10:45 horas: Agustín Caballero e Carlos Santos (Membros da CT BIN-SAL): ”Síntese da FEIRA ECORAIA 2016”.
10:45 – 11:15 horas: Coffee – Break
11:15 – 11:45 horas: Eva Maestro – Gestora de Projetos na Fundación General de la Universidad de Salamanca: “A Colaboração Universidade – Empresa na Raia Hispano – Lusa.  Experiências e projetos”.
11:45 – 13:30 horas. MESA REDONDA. Moderador: Gonçalo Poeta (Vice-presidente do Instituto Politécnico da Guarda): “ Experiências empresariais em ambiente Rural”
– 11:45 – 12:00 horas: Gonçalo Poeta: Aproximação da realidade empresarial da raia centro – ibérica.
– 12:00 – 13:30 horas: MESA REDONDA EMPRESARIAL. Intervenientes:
– Jorge de Dios – Diretor Gerente SALARCA (ASPRODES): “Integração de pessoas com deficiência no meio rural, através do turismo acessível”.
– Ricardo Abreu – Diretor do Cró Hotel Rural & SPA Termal: “O Turismo termal no interior raiano: Cró, Almeida e Longroiva”.
– Luís Filipe Figueiredo – Professor, Investigador e Diretor da MAGIC: “Tecnologias Inovadoras Desenvolvidas no Instituto Politécnico da Guarda: Cooperação e responsabilidade social”.
– João Carvalho – Proprietário e Gestor da Quinta dos Termos (Belmonte): “Empreender nos territórios do interior”
13.30 – 14.00 horas: Sessão de Encerramento. ADC1 e CCDR-C1.
14.00 – 15.30 horas: Almoço

Conteúdo Recomendado