Seminário defende aposta na promoção dos vinhos produzidos na Beira Interior

Os participantes num seminário sobre “Vinhos da Beira Interior, rumos e desafios”, realizado no passado sábado, dia 14 de novembro, em Pinhel, defenderam a necessidade de a região apostar na produção de vinhos com identidade, na sua promoção e internacionalização.

O seminário, realizado no âmbito do programa do certame Beira Interior – Vinhos e Sabores, que decorreu no passado fim de semana, em Pinhel, com o objetivo de promover vinhos e produtos da gastronomia tradicional daquela região, contou com cerca de 150 participantes, segundo a organização.

Nos trabalhos, que contaram com a participação de produtores e de especialistas do setor, foram abordados temas como “Beira Interior, passado, presente e futuro”, “A Beira Interior no panorama vitivinícola português” e “Beira Interior, a grande região vitícola portuguesa injustamente subvalorizada”.

Os participantes defenderam a necessidade de os operadores locais fazerem “o esforço da internacionalização” e de divulgarem os seus vinhos no país e no estrangeiro.

Em sua opinião, “será imprescindível” apostar em estratégias de marketing e na criação de “um clube de embaixadores”.

Um dos oradores, Malfeito Ferreira, sugeriu que, ao nível da exportação, sejam procurados “mercados que reconheçam vinhos com identidade”, daí a sugestão para criação de um “símbolo identitário”.

A enóloga Patrícia Santos disse que “a região tem tudo para dar certo”. “O produto está feito, o vinho é muito bom, cabe-nos, a todos, promover a região e promover sem parar”, afirmou.

O evento Beira Interior – Vinhos e Sabores, organizado pela Câmara Municipal de Pinhel e pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), decorreu no Pavilhão Multiusos de Pinhel e contou com a presença de 25 produtores de vinho (três adegas e 22 particulares) e de cerca de 20 de produtos regionais (mel, azeite, queijos, fumados, entre outros).

Na sessão de abertura do seminário realizado durante a manhã de sábado, o presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, referiu que a Beira Interior possui cerca de 16 mil hectares de vinha e destacou a sua importância para a economia local.

“O vinho corresponde atualmente a cerca de 40% das nossas exportações no mercado agrícola, o que demonstra o crescimento que o setor vem tendo ao longo dos anos e a sua implantação. O setor do vinho é, por isso mesmo, extremamente importante para a nossa estratégia de desenvolvimento”, declarou.

A CVRBI abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, onde existem cinco adegas e 46 produtores particulares.

Segundo José Almeida Garrett, da CVRBI, a região, que produz anualmente cerca de 24 milhões de litros de vinhos brancos e tintos, “tem características únicas”, mas “é, talvez, a menos conhecida” em Portugal, daí a necessidade da promoção dos seus vinhos.

O certame Beira Interior – Vinhos e Sabores incluiu um salão de vinhos, degustações e provas comentadas, animação musical, mostra gastronómica regional, ‘workshops’ e ‘show cooking’.


Conteúdo Recomendado